Porto, 26 fev 2021 (Ecclesia) – O padre Luís Gonzaga Freire da Cruz Queirós faleceu hoje aos 91 anos de idade, em Milheirós da Maia, onde residia, anunciou a Diocese do Porto, em comunicado.
O falecido sacerdote tinha sido ordenado a1 de agosto de 1954, ano em que foi nomeado cooperador de Telões (Amarante); em 1956 foi nomeado pároco de Folhada (Marco de Canaveses).
Em maio de 1957 foi nomeado pároco de Milheirós da Maia, missão que desempenhou até julho de 2015, ao longo de quase 60 anos.
A Diocese do Porto recorda que o padre Luís Gonzaga Freire da Cruz Queirós foi ainda docente no Colégio de Ermesinde (1965-68), no Seminário dos Missionários Combonianos da Maia (1965-72) e na Escola Preparatória de Águas Santas (1972-80).
“Do seu currículo ressalta o permanente serviço à Diocese e à Igreja, bem como a atividade formadora tanto no domínio da Educação Moral e Religiosa como das Ciências Históricas”, acrescenta a nota, publicada online.
“A Missa exequial, participada apenas pela família e alguns sacerdotes, será em Milheirós (Maia), paróquia que serviu ao longo de quase toda a sua vida sacerdotal”, adianta D. Manuel Linda, bispo do Porto.
OC