Porto, 10 set 2024 (Ecclesia) – O padre Joaquim Costa de Almeida Paiva, da diocese do Porto, faleceu no dia 5 de setembro, aos 70 anos, informa o jornal diocesano Voz Portucalense.
As celebrações exequiais realizaram-se esta segunda-feira, às 10h00, na Igreja de São Félix da Marinha, sob a presidência do bispo do Porto, D. Manuel Linda, e às 15h00, na Igreja de Macieira de Cambra, com o bispo auxiliar do Porto, D. Roberto Mariz, como celebrante.
Nascido a 11 de junho de 1954, o padre Joaquim Costa de Almeida Paiva formou-se nos seminários do Porto, tendo sido ordenado presbítero a 18 de junho de 1978.
Iniciou a atividade pastoral como pároco de Souto e Mosteirô (Feira), desempenhando sucessivamente as funções de professor de Educação Moral e Religiosa na Escola Secundária de Ovar (1983-1985).
Em 1999, o sacerdote é nomeado pároco de S. Félix da Marinha (Vila Nova de Gaia), missão que desempenhou até à atualidade.
A partir de 2011, o padre Joaquim Paiva assume funções como pároco de Serzedo, em acumulação com S. Félix da Marinha, e em 2014 passa a executar o cargo de vigário da vara de Gaia sul, em vários mandatos tendo sido, nessa qualidade, membro do Conselho Presbiteral em dois mandatos.
Além disso, foi ainda administrador paroquial de Gulpilhares (2018), tendo mantido as suas missões.
O padre Joaquim Paiva realizou ainda repetidas atividades pastorais na vigararia de Gaia sul.
LJ