IX Encontro de Educação Moral e Religiosa Católica colocou em destaque «a proposta de valores» e «a dimensão espiritual da vida» que serve de base àquela disciplina
Porto, 23 mai 2011 (Ecclesia) – Cerca de 16 mil alunos de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) da diocese do Porto testemunharam esta sexta-feira a “importância” daquela disciplina opcional, classificando-a como “decisiva” nas suas vidas.
De acordo com um comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, esta temática foi abordada durante o IX Encontro de EMRC da região, este ano com o lema “Um dia em Beleza”, e no qual participaram estudantes e professores vindos de 122 escolas.
O diretor do Secretariado Diocesano do Ensino da Igreja nas Escolas (SDEIE), entidade organizadora do evento, sublinha que “a proposta de valores e a dimensão espiritual da vida”, que servem de base ao programa da EMRC, “são parte essencial num projeto de educação integral”.
António Madureira lembra ainda que “a disciplina de EMRC está na escola, a pedido dos pais e alunos e, nesse sentido, o Estado tem a obrigação de colaborar com a família”.
No parque da cidade do Porto, com o grito “Moral é fixe” sempre presente, os mais novos partilharam entre eles a alegria e o apreço por EMRC, e experimentaram a “beleza da criação”, através de atividades musicais, culturais e desportivas.
“A via da beleza é hoje um dos mais apetecíveis caminho de acesso à experiência de Deus” aponta o sacerdote, para quem “ela não se encontra na desordem e na competição, mas na original maravilha que cada um dá aos outros e dos outros recebe”.
Do programa do evento, que contou com a presença do bispo do Porto, D. Manuel Clemente, constaram iniciativas como um desfile de moda, uma sessão de ginástica artística e um concerto da Banda “Mind the Gap”.
JCP