Porto: Efeitos da «Missão 2010» vão projectar-se durante as próximas décadas na Igreja Católica

Avaliação pretende recolher «tudo aquilo que de bom aconteceu», para seja definição do futuro

Porto, 21 Jan (Ecclesia) – O bispo do Porto pretende que a avaliação da ‘Missão 2010’, conjunto de iniciativas para anunciar o cristianismo naquela diocese, destaque o “mais urgente” e “apropriado” para a acção da Igreja Católica nas próximas décadas.

“É necessário que recolhamos tudo aquilo que de bom aconteceu”, para que resulte “com uma definição ainda maior daquilo que há-de acontecer no futuro”, afirma D. Manuel Clemente na mensagem intitulada “Continuando em Missão”, divulgada no YouTube, sistema de partilha de vídeos pela Internet.

Para o bispo do Porto, a apreciação das actividades da ‘Missão 2010’, que decorre em Janeiro e Fevereiro, visa projectar a Igreja, “nas décadas e nos anos” seguintes, aos “novos métodos” e “expressões” que o Papa João Paulo II “indicou como verdadeiro conteúdo da nova evangelização”.

Segundo D. Manuel Clemente, a continuidade da ‘Missão 2010’ tem como objectivo tornar a mensagem cristã uma “realidade viva” na “sociedade” e na “cultura”, bem como nas famílias, empresas, escolas, espaços sociais e, “antes de mais”, nas “comunidades cristãs”.

A diocese distribuiu um inquérito que visa avaliar as “repercussões” das “actividades de referência” da ‘Missão 2010’ nos organismos eclesiais, não solicitando pareceres sobre o modo como essas iniciativas decorreram.

O questionário, que deve ser respondido até hoje, pede sugestões para a continuidade da ‘Missão 2010’ e procura saber os eventos que vão ser retomados proximamente pelas paróquias, instituições e grupos.

As conclusões da avaliação serão comunicadas aos principais agentes pastorais da diocese pelo bispo do Porto na manhã de 26 de Fevereiro, revelou à Agência ECCLESIA, no início de Janeiro, o vigário geral da diocese, padre Américo Aguiar.

RM

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top