Ciclo de Cine-Debate é organizado pelo Grupo Ecuménico Jovem da diocese
Lisboa, 04 abr 2018 (Ecclesia) – A Casa Diocesana de Vilar, no Porto, vai acolher no dia 10 de abril uma sessão de cinema-debate sobre ‘A Criação’, destinado a jovens das diferentes Igrejas cristãs da região.
A iniciativa, primeira de um ciclo de três sessões, é organizada pelo Grupo Ecuménico Jovem do Porto e tem como objetivo abrir a discussão, “em ambiente ecuménico”, acerca dos desafios que hoje se apresentam ao futuro do planeta e do Homem, nomeadamente com a abordagem aos temas da Ecologia e do Ambiente.
Na base da reflexão estará a obra ‘Home – O Mundo é a nossa Casa’, realizada por Yann Arthus-Bertrand, um jornalista, fotógrafo e ambientalista francês.
Um documentário lançado em 2009 e que a partir de imagens aéreas retiradas em 54 países mostra a diversidade da vida na Terra e traça o panorama de vários problemas que se cruzam hoje no planeta.
O ponto principal é mostrar como a ação da humanidade ao longo dos anos tem ameaçada o equilíbrio natural da Criação e a urgência em inverter o atual padrão de relacionamento do Homem com a Natureza.
No âmbito deste ciclo de cine-debate, promovido pelo Grupo Ecuménico Jovem do Porto, com início marcado para as 21h00, o esquema vai passar pelo visionamento do filme seguido por um momento de comentário e debate que será “orientado por uma convidada especial”.
A iniciativa terminará com um momento de oração com todos os participantes.
Além de jovens das várias Igrejas cristãs da região do Porto, este evento é aberto a todos quantos se queiram juntar à reflexão.
JCP