Maria Isabel Oliveira participou na quinta conferência do ciclo «Levanta-te: Juntos por um caminho novo»
Porto, 03 fev 2022 (Ecclesia) – A diretora do Secretariado Diocesano da Educação Cristã do Porto refletiu sobre ‘A catequese em chave evangelizadora e catecumenal’, na quinta sessão do ciclo de conferências organizado pelo Centro de Cultura Católica (CCC) e pelo Diaconado Permanente da diocese.
Uma nota enviada hoje à Agência ECCLESIA informa que Maria Isabel Oliveira começou por se referir à catequese no quadro de uma Igreja que se quer missionária e que se insere num mundo complexo, evocando o magistério do Papa Francisco e o bispo do Porto, D. Manuel Linda.
Segundo o CCC, a diretora do Secretariado Diocesano da Educação Cristã do Porto referiu-se à catequese em chave evangelizadora, ao seu lugar no processo evangelizador, a uma catequese que permanentemente faz ressoar o “kerigma” e que assume um serviço de inculturação da fé.
“A realidade que sustenta a catequese em chave evangelizadora é precisamente uma Igreja missionária, na consciência de que hoje já não é possível assegurar a diferença entre primeiro anúncio e catequese, porque muitos dos que se inscrevem na catequese não tiveram, de facto, um primeiro anúncio propiciador de uma experiência de fé”, lê-se.
Maria Isabel Oliveira abordou depois o tema da catequese em chave catecumenal e numa pedagogia nascida tanto da chave evangelizadora como da chave catecumenal, referindo que assumir uma catequese em chave catecumenal não significa necessariamente adotar o Ritual da Iniciação Cristã na sua integralidade, mas assumir o seu estilo, os seus princípios, o seu dinamismo, supondo uma verdadeira inculturação do processo catecumenal.
Segundo a professora de Pedagogia e Educação da Fé no CCC, para que a catequese possa ser de inspiração catecumenal é necessário, por exemplo, que tenha no seu centro, de uma forma existencial, o caráter pascal da fé cristã e que faculte processos que ajudem o catequizando a iniciar-se em todas as dimensões da vida cristã.
No final da conferência, Maria Isabel Oliveira abordou o novo itinerário catequético nacional, e a nível local destacou alguns projetos que o Secretariado Diocesano tem em curso.
‘Levanta-te: Juntos por um caminho novo’ é o tema desta iniciativa, que começou em outubro de 2021, em torno de grande parte das temáticas do Plano Diocesano de Pastoral 2021/2022 e vai terminar em junho.
A organização destaca que a 5.ª sessão deste ciclo foi “muito participada”, com “165 dispositivos informáticos ligados”, e correspondia à temática “aplicar as orientações do Novo Diretório para a Catequese, onde se destaca a exigência de colocar tudo em chave evangelizadora e catecumenal”, do plano pastoral.
O ciclo de conferências está a decorrer pela plataforma Zoom e os interessados devem inscrever-se pelo endereço de correio eletrónico ccc@diocese-porto.pt para receberem o acesso à sessão.
O Centro de Cultura Católica e o Diaconado Permanente da Diocese do Porto promovem mais duas sessões: ‘Transmitir e receber a fé em família’ (às 21H00, 10 de maio), dinamizada pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar, e ‘A “nova fantasia da caridade” na comunidade cristã’ (7 de junho).
CB/OC