Bispo diocesano aguarda as decisões do Dicastério para a Doutrina da Fé
Porto, 24 mar 2023 (Ecclesia) – O bispo do Porto deslocou-se ao Vaticano para entregar no Dicastério para a Doutrina da Fé “todos os elementos disponíveis sobre cada um dos nomes” da diocese indicados pela Comissão Independente como alegados abusadores.
A Comissão Independente (CI) para o Estudo dos Abusos Sexuais contra Crianças na Igreja Católica entregou à Diocese do Porto, a 3 de março, uma lista com 12 nomes; a 10 de março, o bispo do Porto encaminhou para a Procuradoria Geral da República “a lista dos eventuais abusadores, tal como a recebeu da Comissão Independente”; seis dias depois, era divulgada a informação de que, desses sacerdotes, quatro já tinham falecido e um já não pertencia à diocese.
A Diocese do Porto indicou também, nessa ocasião, que dos restantes sete nomes, e após uma “investigação interna sobre os nomes constantes da lista de suspeitos fornecida pela CI, o bispo do Porto decidiu afastar temporariamente três sacerdotes diocesanos de toda a atividade pastoral”.
“Se, entretanto, aparecerem indícios fiáveis, o bispo diocesano não hesitará em suspender preventivamente o clérigo em causa”, acrescentava a Diocese do Porto.
No comunicado hoje enviado à Agência ECCLESIA, a Diocese do Porto afirma que “recolheu todos os elementos disponíveis sobre cada um dos nomes” da lista enviada pela Comissão Independente e “reuniu com cada um deles e procedeu à realização de um ‘inquérito preliminar’”.
“A 23 de março, o Bispo do Porto entregou pessoalmente no Dicastério para a Doutrina da Fé – entidade juridicamente competente para tratar os casos de abusos sexuais de menores- toda a documentação”, afirma o documento.
A Diocese do Porto acrescenta que o dicastério da Santa Sé informou que, “após análise mais detalhada, transmitirá ao Bispo do Porto as orientações que considerar oportunas”.
“A Diocese do Porto reitera que fará o que estiver ao seu alcance para dar prioridade às vítimas e para que seja erradicado este trágico fenómeno dos abusos. Ao mesmo tempo, procurará acompanhar todos os envolvidos, como tem feito até aqui”, acrescenta o comunicado.
PR
Porto: Diocese anuncia afastamento temporário de três sacerdotes, após investigação interna