Receitas vão ajudar vítimas da crise provocada pela pandemia
Porto, 03 Jun 2020 (ECCLESIA) – As comunidades Católica e Judaica da cidade do Porto lançaram, nesta terça-feira, o filme ‘A Luz de Judá’, cujas receitas revertem na totalidade para “apoiar instituições no combate à pobreza criada pela atual pandemia.
O lançamento do filme decorreu no Paço Episcopal do Porto.
As verbas angariadas vão ajudar o Banco Alimentar contra a Fome, o Centro Social da Sé, o Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora da Conceição e a Benéfica Associação Mutualista, refere o jornal diocesano «Voz Portucalense»
O filme ‘A Luz de Judá’ é baseado em factos reais, que cobre séculos da história dos judeus em Portugal, e na cidade do Porto em particular, desde a Idade Média até aos dias atuais.
O filme, com legendas em português, está disponível em Video On Demand na plataforma Vimeo e o argumento é do Centro de Investigação da História Judaica do Porto, com realização de Luís Ismael.
O projeto é realizado no âmbito de um protocolo de colaboração assinado por D. Manuel Linda, bispo do Porto; Dias Ben Zion, presidente da Comunidade Judaica do Porto; e Charles O. Kaufman, presidente da B’nai B’rith Internacional.
‘A Luz de Judá’ foi produzido com o apoio de filantropos judeus, como parte de um “projeto inter-religioso e de luta contra o antissemitismo” que une a Comunidade Israelita e a Diocese do Porto.
A iniciativa surge na sequência de um projeto conjunto entre as duas instituições, apresentado ao público em dezembro, que engloba a promoção das visitas turísticas no Paço Episcopal e no Museu Judaico do Porto e a realização de quatro filmes que narram acontecimentos reais ocorridos na sociedade portuguesa, ao longo de séculos.
LFS
Hoje, à tarde, acontecerá mais um dos encontros habituais com a Comunidade Israelita do Porto. A Diocese tudo fará para retirar o anti-semitismo, a xenofobia e outras formas de reação (doentia) contra as minorias.
— Manuel Linda (@BispodoPorto) June 2, 2020