Porto: D. António Francisco dos Santos quer lotação esgotada na Sé no dia 19 de março

Ordenação episcopal de novo bispo auxiliar vai ser «hora de gratidão e de esperança», realça o prelado

Porto, 02 fev 2016 (Ecclesia) – O bispo do Porto quer ver a Sé local cheia, no dia 19 de março, para celebrar a ordenação episcopal do novo bispo auxiliar da diocese, D. António Augusto Azevedo.

Numa nota pastoral enviada hoje à Agência ECCLESIA, D. António Francisco dos Santos desafia “sacerdotes, diáconos, consagrados e leigos”, bem como “todos quantos, de perto ou de longe, possam juntar-se”, a viverem aquela “hora de gratidão e de esperança”.

“Demos graças a Deus pelo dom de uma nova ordenação episcopal e pela bênção de todos quantos na Igreja do Porto entregam por inteiro a sua vida a Deus para o serviço da Igreja, no ministério ordenado”, exorta o prelado.

“Agradeçamos igualmente todos aqueles que, na vida consagrada e no testemunho de vida e de fé de tantos leigos presentes no coração da sociedade, fazem do anúncio da Alegria do Evangelho, da proclamação das bem-aventuranças e da realização das obras de misericórdia a sua missão”, escreve ainda.

O novo bispo auxiliar do Porto tem 53 anos, é natural de Avioso, no Concelho da Maia, e foi ordenado padre a 13 de julho de 1986.

Exercia atualmente os cargos de reitor do Seminário Maior da Diocese do Porto, de assistente diocesano do CPM – Centro de Preparação para o Matrimónio, e de juiz do Tribunal Eclesiástico do Porto.

No seu percurso sacerdotal, trabalhou nas paróquias de Santo Tirso e Vilar do Paraíso (Vila Nova de Gaia) e foi ainda capelão militar na Força Aérea.

A nomeação episcopal de D. António Augusto Azevedo foi dada a conhecer pelo Vaticano no dia 9 de janeiro.

O cargo de bispo auxiliar implica coadjuvar o responsável diocesano, neste caso D. António Francisco dos Santos, nas tarefas apostólicas da diocese, sem direito de sucessão.

D. António Augusto Azevedo foi nomeado bispo com o título de Cemeriniano, uma antiga diocese do norte de África, na atual Argélia.

A Diocese do Porto, com 2,06 milhões de habitantes, está situada no norte de Portugal, ao longo do litoral atlântico, prolongando-se em direção ao interior pela margem esquerda do Rio Ave e Vizela até ao vale do Tâmega.

Conta atualmente com 477 paróquias numa área de 3010 quilómetros quadrados, que engloba 26 concelhos – 17 dos quais pertencem ao distrito do Porto, 8 ao distrito de Aveiro e 1 ao distrito de Braga.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top