Porto: Centro Histórico acolhe comunidade de Taizé

«Pequena Fraternidade Provisória» que vai estar na Paróquia de Nossa Senhora da Vitória

Porto, 21 jul 2014 (Ecclesia) – A Paróquia de Nossa Senhora da Vitória, no Porto, vai receber uma “Pequena Fraternidade Provisória”, um projeto da Comunidade de Taizé, para realizar trabalho social e de evangelização entre os dias 21 de julho a 15 de agosto.

A Comunidade Ecuménica de Taizé (França) criou Pequenas Fraternidades Provisórias onde pretende que jovens vivam “em conjunto durante algumas semanas, no coração de um bairro ou de uma aldeia, para dar testemunho do Evangelho e partilhar as alegrias e as tristezas dos habitantes”, explicam no seu site.

A “Pequena Fraternidade Provisória” que vai estar no Porto é composta por três jovens e vai integrar “os trabalhos levados a cabo nas Respostas Sociais, acompanhando os seus utentes, e fazendo equipa de trabalho com todos os colaboradores”, refere Irene Moreira, colaboradora do Centro Social Paroquial de Nossa Senhora da Vitória.

Em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, Irene Moreira acrescenta que a Fraternidade vai dinamizar momentos de oração, ao meio-dia, com os grupos que “estão a trabalhar/apoiar”.

Irene Moreira destaca também que a “Pequena Fraternidade Provisória” vai trabalhar “com crianças e jovens” e que “a oração da noite” vai ser na Igreja de São José das Taipas, às 18h30, de segunda a sexta-feira, entre 21 de julho a 15 de agosto.

As três jovens são de diferentes nacionalidades, francesa, alemã e espanhola – sendo uma delas de tradição protestante: “Será com certeza enriquecedora esta partilha e de valorização da diferença, não nos resignando às divisões mas ao chamamento à unidade”, desenvolve.

“Acreditamos que esta Pequena Comunidade Provisória será agente transformador e evangelizador ajudando a descobrir a presença de Deus na sua vida e a encontrar uma paz interior, uma «razão de viver» ou um novo impulso”, assinala Irene Moreira sobre esta iniciativa do Programa Rumo a uma Nova Solidariedade inserida nas celebrações dos 75 anos da fundação da Comunidade de Taizé celebrados em 2015

programa de vida destas “pequenas fraternidade provisórias” é composto por três orações comunitárias diárias, trabalho pastoral e social com as comunidades cristãs, visitas a pessoas isoladas ou em situação de sofrimento, animação de orações abertas a todos e de encontros de jovens.

Em 2015, a Comunidade Ecuménica celebra os 75 anos da sua fundação em Taizé e assinala ainda o centésimo aniversário do nascimento do irmão Roger e os 10 anos da sua morte com diversas atividades como encontros, colóquios internacionais e as fraternidades provisórias.

CB/PR

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top