Porto: Centro de Cultura Católica assinala Jubileu da Misericórdia

Ciclo «A Misericórdia: Jubileu(s), lugares e testemunhas» começa hoje

Porto, 04 out 2016 (Ecclesia) – O Centro de Cultura Católica (CCC) da Diocese do Porto vai iniciar o hoje ciclo ‘A Misericórdia: Jubileu(s), lugares e testemunhas’ com a exibição da primeira parte do documentário ‘Jubileu: A história e a fé’, às 21h00.

De acordo com um comunicado enviado à Agência ECCLESIA, ‘Jubileu: A história e a fé’ é um documentário de  “grande qualidade sobre a história dos jubileus e sobre o Jubileu da Misericórdia que se encontra a decorrer”.

“Partindo da abertura da porta santa de 2015, retrocede no tempo até à abertura da porta santa de 1925, o primeiro jubileu documentado pelas câmaras. Narrar-se-ão com material de arquivo original e inédito os jubileus e os contextos históricos de 1925, de 1933 e de 1950 e os jubileus “mediáticos” de Paulo VI e João Paulo II”, acrescenta.

A primeira parte do documentário inclui ainda uma “panorâmica da história dos jubileus desde 1300, data do primeiro, até ao século XIX, aludindo a alguns dos factos, personagens e curiosidades que os assinalaram”.

Entre os numerosos entrevistados para este documentário contam-se Enzo Bianchi, Walter Kasper, Enzo Fisichella e Matteo Maria Zuppi.

O ciclo ‘A Misericórdia: Jubileu(s), lugares e testemunhas’ prossegue no dia 15 de outubro, às 14h30, com a conferência de José Maria Pacheco Gonçalves sobre o tema ‘A misericórdia’, por ocasião da sessão solene de início do ano letivo do CCC.

A 8 de novembro, às 21h00, vão ser projetadas as segunda e terceira partes do documentário ‘Jubileu: A história e a fé’.

O ciclo promovido pelo CCC termina no dia 6 de dezembro, às 21h00, com a conferência ‘Sílvia Cardoso, testemunha da misericórdia’, por Alexandre Freire Duarte.

As sessões do ciclo ‘A Misericórdia: Jubileu(s), lugares e testemunhas’ são de entrada livre, não sendo necessária inscrição prévia.

Para além deste ciclo, o Centro de Cultura Católica iniciou a 1 de outubro a lecionação das várias atividades formativas, nomeadamente o Curso Básico de Teologia, o Curso Complementar de Formação de Catequistas e os Cursos da Escola Diocesana de Ministérios (Acólitos, Leitores, Salmistas e Músicos), acrescenta o comunicado.

PR

 

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top