Porto: Católicos devem ser «uma voz inconformada diante das injustiças»

Bispo celebrou solenidade de São João Batista e destacou exemplo do «precursor de Jesus»

Porto, 24 jun 2014 (Ecclesia) – O bispo do Porto destacou hoje o exemplo de simplicidade e fulgor evangelizador deixado por São João Batista, classificando-o como uma figura que deve continuar a interpelar a Igreja Católica e a sociedade.

Durante a celebração da solenidade de São João Batista, esta tarde na igreja
da Foz do Douro, no Porto, D. António Francisco dos Santos desafiou as pessoas a serem, à semelhança do “profeta e precursor de Jesus”, uma “voz inconformada diante das injustiças sociais e convite corajoso à conversão”.

“O profeta é aquele que vê para lá do tempo. O profeta é sempre o arquiteto de caminhos novos para o futuro”, apontou o prelado, que incentivou as comunidades católicas, e em particular aqueles que foram crismados durante a celebração, a serem sinais de “amor” no meio da cidade do Porto.

“Que cada família, cada rua, cada bairro se torne uma comunidade, onde ninguém se sinta sozinho, rejeitado ou desprezado”, exortou.

Olhando para a ação da Igreja Católica local, D. António Francisco dos Santos sublinhou que a herança deixada por São João Batista deve motivar as estruturas eclesiais a mobilizarem “a sociedade civil, as autarquias e o Governo” na construção de “um mundo melhor”, numa época “marcada por circunstâncias que toldam o horizonte da esperança”.

Como “campos” mais prioritários, o bispo do Porto elege “a vida humana, a família, a educação, a solidariedade social, o bem comum e a solicitude atenta aos doentes, aos reclusos, aos desempregados, aos pobres e aos desfavorecidos”.

Por outro lado, são necessárias comunidades católicas que, à imagem de São João, “sejam acolhedoras e missionárias, felizes e vivas, evangelizadas e evangelizadoras, atentas aos pobres e construtoras de caminhos novos para as gerações futuras”.

“Evangelizar com novo ardor, alegria e entusiasmo é o primeiro e maior serviço que a Igreja presta à Cidade”, completou.

JCP

Partilhar:
Scroll to Top