Diocese vai ter seis sacerdotes a estudar no estrangeiro em 2020/21
Porto, 20 jul 2020 (Ecclesia) – O bispo do Porto publicou hoje o decreto das nomeações pastorais para 2020/21, agradecendo aos “60 clérigos que aceitaram cessar funções, transferência ou início de atividade”.
“60 pessoas generosas para quem o amor à Igreja não é palavra vã e a noção de ‘reverência e obediência’ está bem presente. Obrigado”, escreve D. Manuel Linda, numa mensagem publicada através da sua conta no Twitter.
O decreto sublinha que “as leis e a tradição da Igreja confiam ao bispo diocesano o ministério da condução dos fiéis e suas comunidades, em cooperação com os outros ministros ordenados”.
“Nem sempre é fácil coordenar estas dimensões com as legítimas expectativas dos fiéis, as específicas sensibilidades dos sacerdotes e dos diáconos e uma organização que tenha em conta não somente o momento presente, mas também as previsões a curto e médio prazo”, assinala D. Manuel Linda.
O bispo do Porto anunciou ainda, através do Twitter, que a diocese “quer investir fortemente na formação do seu clero” e vai ter seis sacerdotes a estudar no estrangeiro em 2020/21.
“Frequentam distintos cursos e Licenciaturas Canónicas e Doutoramentos. Aceitam-se bolsas de estudo para eles. Alguém quer criar uma?”, escreveu.
A diocese vai ainda manter o padre Mário João, durante três anos, em Itoculo (Moçambique), em trabalho com os Espiritanos.
D. Manuel Linda nomeou o padre Vítor Emanuel Dionísio Ramos como reitor do Santuário Diocesano do Monte da Virgem Imaculada.
OC