D. Manuel Linda manifesta preocupação com violência doméstica, pedofilia, «bullying», assédio, intimidações, coação sobre idosos
Porto, 22 nov 2019 (Ecclesia) – O bispo do Porto nomeou uma Comissão para o Cuidado dos Frágeis, “para promover uma cultura do cuidado das vulnerabilidades e prevenir a violência”, pelo prazo de três anos e “em regime experimental”.
“Verificando-se a necessidade da promoção de uma cultura do cuidado das vulnerabilidades e fragilidades, em todos os âmbitos da sociedade, mas especialmente no interior das comunidades eclesiais que constituem esta Diocese do Porto”, escreveu D. Manuel Linda na nomeação.
O bispo do Porto explica que é “aconselhável garantir a segurança dos lugares eclesiais e a formação de agentes pastorais”.
O decreto refere a “urgência de uma formação e educação continuadas que previna todas as formas de violência e abusos, mormente a violência doméstica, pedofilia, «bullying», assédio, intimidações, coação sobre idosos”.
D. Manuel Linda confiou aos três primeiros membros – D. Pio Alves (presidente); padre António Paulo Monteiro Pais e José Joaquim Almeida Lopes – “a tarefa do acolhimento, receção e análise preliminar de eventuais denúncias de pedofilia e todos os tipos de violência” imputada a pessoal eclesiástico desta diocese.
Da Comissão para o Cuidado dos Frágeis, instituída “em regime experimental e pelo prazo de três anos”, fazem parte ainda Maria Rita Lobo Xavier, Francisco Maia Neto e Maria José Coelho Mandim, lê-se no sítio online da Diocese do Porto.
CB
(Notícia atualizada dia 18 de novembro de 2021)