Porto: Bispo nomeia 77 padres e aponta prioridade da diocese para jovens e famílias

«São muitas as necessidades e mais seriam as nomeações se dispuséssemos de mais clero», escreve D. Manuel Clemente

Porto, 26 jul 2011 (Ecclesia) – O bispo do Porto fez alterações em 77 cargos ocupados por padres em paróquias, serviços e vigararias, tendo também determinado que a juventude e as famílias são as “urgências pastorais” da diocese.

“São muitas as necessidades e mais seriam as nomeações se dispuséssemos de mais clero”, escreve D. Manuel Clemente em carta a que a Agência ECCLESIA teve acesso, horas antes da sua divulgação pública.

Além da prioridade à família e à pastoral juvenil, que tem como novo responsável o padre António Bacelar, o prelado quer constituir centros que proporcionem uma “correta iniciação cristã de adultos”.

“Nestes e noutros campos cresce a consciência de que, sem esquecer a herança religiosa popular que felizmente nos chegou, se requer “‘novo ardor, novos métodos e novas expressões’”, escreve o bispo do Porto.

D. Manuel Clemente apela à “(re)descoberta de Cristo vivo” e à “adesão consciente e consequente à sua Pessoa e Evangelho, o mesmo se dizendo da respetiva (re)apresentação ao mundo pela palavra e o testemunho dos seus atuais discípulos”.

Ao olhar para o “atual” e “previsível” número de alunos dos três seminários e do pré-seminário, o prelado conclui que a diocese vai contar “com alguns novos padres, ainda que não alcance o número dos que tinha há quatro ou cinco décadas”.

O documento com data de 23 de julho assinala que aumenta a “presença de diáconos permanentes” em funções “que lhes são próprias”, como a pregação, liturgia e no setor sócio-caritativo.

A mensagem saúda a integração de sacerdotes de congregações religiosas na organização da diocese e assinala que há maior coordenação entre vigararias, divisão eclesiástica que agrupa várias paróquias, graças à constituição de equipas compostas por clero e leigos.

A carta determina alterações de pároco em oito paróquias, nomeia 22 vigários paroquiais, estabelece responsáveis em três serviços e designa responsáveis pelas vigararias e seus adjuntos, num total de 44 padres que vão tomar posse para um mandato de três anos.

O prelado salienta que o documento de trabalho resultante do estudo ‘Repensar juntos a pastoral da Igreja em Portugal’, promovido pela Conferência Episcopal, vai dar origem a conclusões que decidirão “o futuro em caminhos de nova evangelização”.

A mensagem assinada pelo também presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais anuncia que o ano de 2011-2012 vai ser inaugurado oficialmente em missa a celebrar na sé do Porto, às 19h00 de 9 de setembro, data que evoca a festa da sagração da catedral.

A eucaristia, em que os responsáveis pelas vigararias e seus adjuntos vão tomar posse, terá a participação de membros dos órgãos colegiais diocesanos, direções dos secretariados e professores de Educação Moral e Religiosa Católica.

RM

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top