«Não se pode falar de Jesus Cristo se a gente despreza as condições de vida de pessoas que precisam de uma mão para serem promovidas» – D. Manuel Linda
Porto, 02 out 2021 (Ecclesia) – O bispo do Porto incentivou as pessoas da diocese a pensarem em dar as mãos aos que “reclamam uma ajuda para o seu próprio progresso e para a construção do seu futuro”, numa mensagem pelo mês ‘Outubro Missionário’.
“Ligado à atividade missionária está sempre a promoção humana. Não se pode apenas falar de Jesus Cristo se a gente despreza as condições de vida de pessoas que precisam de uma mão para serem promovidas, para avançarem no domínio do progresso integral em todos os âmbitos”, afirmou D. Manuel Linda no vídeo publicado online.
O bispo do Porto dirige-se a todas as pessoas e questiona se querem “pensar a sério” na possibilidade de dar “as mãos a tantas pessoas que reclamam uma ajuda para o seu próprio progresso e para a construção do seu futuro”.
“Queres anunciar Jesus como aquele que dá sentido à vida e acalenta o nosso coração e nos gera alegria e contentamento?”, acrescenta.
“Não podemos deixar de afirmar o que vimos e ouvimos”, uma passagem do livro dos Atos dos Apóstolos (Novo Testamento), que evoca o exemplo de superação das primeiras comunidades cristãs, dá tema ao Outubro Missionário 2021.
“Oxalá nós pudéssemos dizer a mesma coisa: Não podemos calar aquilo que é a nossa experiência amorosa de contacto com Jesus Cristo. E, por isso, temos de o levar ao conhecimento dos outros”, disse D. Manuel Linda.
O bispo do Porto explica que a atividade missionária desenvolve-se em muitos âmbitos: “Falando aos mais novos de Jesus Cristo, despertando neles também este amor, contribuindo economicamente, e fundamentalmente empenhando-nos em partir”.
As Obras Missionárias Pontifícias (OMP) Portugal publicaram o Guião Missionário 2021/2022, com várias propostas de reflexão, oração e celebração, que convida ao testemunho concreto da fé, e que foi realizado pelos Institutos Missionários “Ad Gentes”.
O mês outubro missionário tem origem no Dia Mundial das Missões, que se celebra no penúltimo domingo de outubro, data instituída pelo Papa Pio XI em 1926, como um “dia de oração e ofertas em favor da evangelização dos povos”.
CB