«Procuram-se distribuir os «recursos» sacerdotais de modo a prover todo o tecido diocesano de pastores» – D. Manuel Linda
Porto, 27 jul 2022 (Ecclesia) – O bispo do Porto publicou as nomeações “para o presente e para o futuro” da diocese, destacando que “a Igreja privilegia, fundamentalmente, os seminários e as paróquias”.
“Procuram-se distribuir os «recursos» sacerdotais de modo a prover todo o tecido diocesano de pastores que, sinodalmente, agreguem ao seu cuidado pastoral outros fiéis colaboradores e se disponham a ajudar os colegas vizinhos, muitas vezes sujeitos a um esforço bem maior do que seria exigido à sua idade e condições de saúde”, escreveu D. Manuel Linda.
Nas nomeações, publicadas hoje no sítio da diocese na internet, o bispo do Porto explica que de entre todas as suas estruturas, “a Igreja privilegia, fundamentalmente, os seminários e as paróquias”, e os primeiros “só se compreendem na perspetiva das paróquias ou outras comunidades de fiéis”.
“Lugar onde o povo cristão se congregue na expressão ordinária da vida litúrgica e sua celebração, no ensino da doutrina salvífica de Cristo e na prática da caridade do Senhor em obras boas e fraternas”, acrescenta.
D. Manuel Linda fez 15 dispensas e 17 nomeações para paróquias, e para os seminários, nomeou o padre Ricardo Álvaro Aguiar Ribeiro como vice-reitor do Seminário do Bom Pastor, diretor do Pré-Seminário e do Secretariado Diocesano da Pastoral das Vocações, enquanto para o Seminário Maior de Nossa Senhora da Conceição destaca-se a escolha de dois diretores espirituais adjunto – o cónego Álvaro Manuel Mancilha Veteriano e o padre José Alberto Vieira de Magalhães – e ainda da irmã Lisete da Natividade Barrigão Gonçalves, para este acompanhamento espiritual.
O bispo do Porto agradeceu a todos “o extraordinário exemplo de dedicação e de serviço a Deus e aos irmãos”.
CB/OC