Porto: Bispo destaca importância do «testemunho coletivo» dos católicos

D. Manuel Clemente traça primeiro balanço das jornadas vicariais promovidas no Ano da Fé

Porto, 18 abr 2013 (Ecclesia) – O bispo do Porto destacou a importância do “testemunho coletivo” dos católicos na sociedade e na cultura e elogiou as iniciativas com “efeito congregador” na Igreja Católica.

D. Manuel Clemente dirigia-se à diocese, numa nota divulgada hoje na internet, a respeito das jornadas que estão a ser promovidas nas vigararias (conjunto de paróquias) por ocasião do Ano da Fé (outubro de 2012-novembro de 2013) proclamado por Bento XVI.

Efetuadas “mais de metade” destas jornadas, no conjunto das regiões pastorais, o bispo do Porto sublinha “o sentimento eclesial” que estas iniciativas proporcionam, “enquanto convivência intercomunitária”.

“Manifesta-se também na generalidade das jornadas uma consciência assumida e definida do que é ser cristão e católico e do que tal implica nos diversos aspetos da vida (família, comunidade, escola, trabalho, sociedade), bem como das exigências de formação e testemunho que acarreta, no presente contexto sociocultural e como ‘nova evangelização’, interna e externa”, escreve.

D. Manuel Clemente refere que já se reuniram “milhares de fiéis” no total das jornadas, com particular representação dos mais comprometidos na “tripla ação das respetivas comunidades”, ou seja, “transmissão da Palavra”, “Sacramentos” e “Caridade”.

Segundo este responsável, a realização de cada Jornada “tem sido ocasião – nalguns casos quase inédita a este nível – para trabalho conjunto e persistente da generalidade das comunidades”.

As jornadas incluem três partes específicas: a tarde de sábado é dedicada a testemunhos concretos de “fé e obras”; à noite realiza-se “um tempo de oração e adoração eucarística”; no domingo, concluem-se com uma celebração eucarística em que se “realça particularmente a proclamação da fé”.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top