Porto: Bispo de Tete profere conferência sobre o padre mártir Sílvio Moreira

Foto: Agência ECCLESIA/MC

Porto, 26 abr 2024 (Ecclesia) – O bispo de Tete (Moçambique) profere uma conferência sobre Servo de Deus Padre Sílvio Moreira, morto na missão de Chapotera em 1985, esta sexta-feira, 26 deste mês, às 21h00, na igreja Antiga de Rio Meão, Santa Maria da Feira (Porto).

Nesta iniciativa para além do bispo de Tete, D. Diamantino Antunes, que profere a conferência, sobre o Servo de Deus Padre Sílvio Moreira, vai estar presente o bispo do Porto, D. Manuel Linda, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O padre Sílvio Alves Moreira nasceu em Rio Meão-Vila da Feira, em Portugal, no dia 16 de abril de 1941, tendo entrado no seminário dos Jesuítas em 1952 e professado os votos religiosos em 1959.

O missionário português frequentou o curso de Teologia na Universidade Católica, de Lisboa entre 1968 e 1972 e foi ordenado padre na Covilhã a 30 de Julho de 1972.

Em Moçambique, o padre Sílvio Alves Moreira iniciou o seu trabalho na Diocese de Tete, no seminário do Zobuè, rumando depois à paróquia de Matundo; em 1981, foi transferido para Maputo onde trabalhou na paróquia do Amparo, na Matola, e, em setembro de 1984 regressou à Diocese de Tete, sendo colocado em Satemwa, Missão de Fonte Boa, e depois em Chapotera, Missão de Lifidzi, foi assassinado, com o padre João de Deus Gonçalves Kamtedza, a 30 de outubro.

O processo do inquérito diocesano de canonização dos padres João de Deus Gonçalves Kamtedza e Sílvio Alves Moreira, missionários jesuítas, Mártires de Chapotera, foi encerrado. numa sessão presidida por D. Diamantino Antunes, bispo de Tete, no dia 12 de agosto de 2023, no Santuário Diocesano de Zobuè, em Moçambique.

LFS/CB

 

Testemunho cristão em Moçambique

Partilhar:
Scroll to Top