Porto, 25 mar 2022 (Ecclesia) – O bispo do Porto, D. Manuel Linda, escreveu uma nota episcopal sobre o ato de consagração da Rússia e da Ucrânia e convidou os diocesanos a unirem-se hoje em oração à iniciativa promovida pelo Papa Francisco.
“Não sendo fácil organizar celebrações nas paróquias, santuários, capelanias, conventos e mosteiros e outros locais de habitual vivência espiritual, convido o povo de Deus a unir-se por intermédio dos meios de comunicação social”, lê-se no documento enviado à Agência ECCLESIA.
Aos sacerdotes e diáconos, D. Manuel Linda, que vai estar em Fátima, apela à divulgação desta celebração, a incentivarem as pessoas “à recitação do terço ou de todo o rosário nesse dia e, se as circunstâncias o permitirem, promoverem uma celebração pela paz e pela consagração desses povos e nações”.
Esta sexta-feira, quando a Igreja celebra a Solenidade da Anunciação do Senhor, o Papa Francisco vai realizar a consagração da Rússia e da Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria.
A celebração decorre em Roma e em Fátima, neste caso presidida pelo cardeal Konrad Krajewski, enviado especial do Papa ao santuário português.
LFS
Rússia/Ucrânia: Consagrações dos Papas a Nossa Senhora de Fátima – Cronologia