Permite visualizar aquele complexo de uma forma moderna e mais interativa
Porto, 14 out 2016 (Ecclesia) – A Irmandade dos Clérigos, Porto apresenta hoje, às 10h00, o projeto «Up Clérigos» que permite visitar aquele complexo de uma “forma moderna e mais interativa”.
O projeto foi desenvolvido pela Universidade do Porto e está inserido no compromisso de “facilitar e melhorar a visita”, proporcionando uma “imersão inclusiva a todos os visitantes, incluindo pessoas com incapacidades visuais, auditivas e outras”, lê-se na nota de imprensa enviada à Agência ECCLESIA.
O processo “é inovador” e baseia-se no smartphone que ajuda “a localizar e a recolher a informação do local”, revela o comunicado.
Esta tecnologia funciona através de s”ons inaudíveis emitidos por altifalantes” e a “informação poder ser obtida no ecrã do smartphone não só sobre a forma de textos e língua gestual, mas também em áudio descrição”.
A aplicação «Up Clérigos» resulta da adaptação de uma tecnologia premiada, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, designado por Áudio-GPS.
A cerimónia conta com a presença da secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes.
O presidente da Irmandade dos Clérigos é o padre Américo Aguiar e este projeto conta com o apoio da provedora dos Cidadãos com Deficiência da Câmara Municipal do Porto, Lia Ferreira.
LFS