Sertã, 26 abr 2023 (Ecclesia) – A localidade de Cernache do Bonjardim (Diocese de Portalegre-Castelo Branco) vai acolher, de 26 a 30 de abril, uma romaria para celebrar o XIV aniversário da canonização de São Nuno de Santa Maria
Nestes dias de festa em que decorre “a já habitual romaria a São Nuno de Santa Maria, a vila e toda a freguesia recebem um programa bastante variado de atividades”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
Carlos Miranda, presidente da Câmara Municipal da Sertã, destaca a romaria a São Nuno de Santa Maria como “um momento importante na vida não só de Cernache do Bonjardim, mas de todo o concelho da Sertã, porque se festeja a canonização de um dos seus filhos pródigos”.
Para o autarca, a “romaria é uma marca que importa potenciar e alavancar, através do turismo religioso e de uma forte associação simbólica à figura de São Nuno de Santa Maria, enquanto metáfora e modelo de humanidade”.
No dia 29, sábado, o historiador José Eduardo Franco faz uma conferência, naquela localidade, sobre São Nuno de Santa Maria.
Nuno Álvares Pereira, também conhecido como o Santo Condestável, formalmente São Nuno de Santa Maria ou simplesmente Nun’ Álvares, foi um nobre e general português do século XIV que desempenhou um papel fundamental na crise de 1383-1385, onde Portugal jogou a sua independência contra Castela.
A ligação entre Portugal e a Imaculada Conceição ganhou destaque em 1385, quando as tropas comandadas por D. Nuno Alvares Pereira derrotaram o exército castelhano e os seus aliados, na batalha de Aljubarrota; em honra a esta vitória, fundou a igreja de Nossa Senhora do Castelo, em Vila Viçosa, e fez consagrar aquele templo a Nossa Senhora da Conceição.
O Santo Condestável nasceu a 24 de junho de 1360 e faleceu a 1 de abril de 1431 (Convento do Carmo, Lisboa).
LFS