Clero analisou implementação do plano pastoral em curso até 2019

Portalegre, 08 fev 2017 (Ecclesia) – O bispo da Diocese de Portalegre-Castelo Branco presidiu esta terça-feira à reunião do Conselho Presbiteral, que refletiu sobre a “implementação do programa específico” do plano pastoral em curso até 2019, entre outros assuntos, no seminário.

O comunicado final do Conselho Presbiteral explica que a implementação do plano pastoral 2016-2019 – ‘A fé dá sentido(s) à vida’ – pretende a “concretização” das conclusões do Sínodo Diocesano que terminou o ano passado.

O encontro do organismo de sacerdotes diocesanos salientou a “importância” dos grupos paroquiais de estudo e reflexão sobre as propostas do sínodo diocesano, que “devem ser mantidos e multiplicados”.

A reunião realizou-se no seminário em Portalegre onde o diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil e Vocacional apresentou “perspetivas e desafios” desse setor e os presentes falaram sobre formas de “enriquecimento da programação em curso”.

Na agenda esteve a análise da “possível construção” de uma nova igreja na cidade de Abrantes onde o respetivo pároco apresentou “as razões em que apoiava a necessidade” da construção do novo lugar de culto.

O Conselho Presbiteral também abordou o programa da próxima Peregrinação Diocesana a Fátima, a 28 de maio, e sobre as contas do Instituto Diocesano do Clero e da própria Diocese que foram apresentadas pelos respetivos responsáveis.

Na reunião ficou agendada também que a próxima Assembleia Diocesana da Pastoral se realiza a 30 de setembro, no Arciprestado de Ponte de Sor.

CB/OC

Partilhar:
Share