Portalegre-Castelo Branco: Tomada de posse conjunta dos novos conselhos económicos paroquiais

Conforme Decreto do Bispo Diocesano, de 10 de Março de 2009, todos os Conselhos para os Assuntos Económicos das Paróquias da Diocese de Portalegre-Castelo Branco terminaram o seu mandato em 31 de Dezembro findo.

Segundo D. Antonino Dias, as razões de tal medida prendem-se com o facto de haver muitas discrepâncias no termo e início dos mandatos de cada Conselho Económico Paroquial; com a necessidade de se poder dar formação permanente a estas largas centenas de pessoas que ajudam a guardar e a preservar o património eclesial das paróquias; com o facto de ser um Conselho obrigatório com mandatos determinados; e com a necessidade de renovação que é preciso imprimir aos referidos Conselhos.

A presença dos Sacerdotes nas paróquias será cada vez menor e há necessidade de continuar a corresponsabilizar membros das comunidades a colaborarem com os Párocos também neste sector importante de actividade: na salvaguarda do património paroquial, em conformidade com o Direito Canónico e o Estatuto Diocesano para a Administração das Paróquias.

Como foi combinado entre o Prelado e os Sacerdotes, este mandato conta como o primeiro dos três possíveis mandatos, com a duração de três anos cada um, mesmo que as pessoas apresentadas tenham pertencido ao Conselho Económico Paroquial anterior.

No caso de mudança de algum Pároco ou da necessidade de alteração do Conselho Económico por alguma razão excepcional, a Cúria Diocesana só passará Provisão para o novo Conselho até ao fim do triénio em curso, seja qual for o tempo da sua duração.

Os novos Conselhos Económicos tomarão posse conjuntamente, por Arciprestado, e, pelo menos desta vez, perante o Bispo Diocesano. Está previsto que todos os anos, durante o mês de Janeiro, haja alguma iniciativa de formação, também por Arciprestado, para todos estes colaboradores.

Sabemos que os Arciprestes estão a preparar o acto da tomada de posse e os Párocos a diligenciar para que eles e os respectivos membros dos Conselhos estejam presentes no referido acontecimento, mesmo que isso lhes possa acarretar algum sacrifício. O facto de terem colaborado atempadamente na apresentação dos nomes à Cúria Diocesana para se passar a respectiva Provisão e ser entregue no acto da tomada de posse é um sinal de empenho, de comunhão pastoral com o Bispo e desejo do melhor para toda a Comunidade Diocesana.

 

Programa

Arciprestado de Castelo Branco, no dia 08, às 20,30 horas, no Seminário de Alcains;

Arciprestado de Abrantes, no dia 15, às 21,00 horas, no Salão da Esperança;

Arciprestado de Portalegre, no dia 16, às 21,00 horas, no Seminário Diocesano;

Arciprestado da Sertã, no dia 17, às 18,00 horas, na vila da Sertã;

Arciprestado de Ponte de Sor, no dia 22, às 21,00 horas, em Ponte de Sor.

Gabinete de Imprensa

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top