Bispo D. Antonino Dias estimulou e incentivou «à alegria no serviço à Igreja»

Portalegre, 26 set 2022 (Ecclesia) – O Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil e Vocações de Portalegre-Castelo Branco promoveu uma formação de voluntários, com 36 jovens e seis adultos, para os ‘Dias nas Dioceses’ (DnD), a semana que antecede a Jornada Mundial da Juventude em Lisboa.

“São esperados peregrinos de todo o Mundo para viver com os jovens portugueses um tempo rico de partilha e descoberta”, explica o Comité Organizador Diocesano (COD) de Portalegre-Castelo Branco, para a JMJ 2023, numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

O COD de Portalegre-Castelo Branco salienta que “todas as dioceses do país estarão em festa”, de 26 a 31 de julho de 2023, com os ‘Dias nas Dioceses’, a semana que antecede a edição da Jornada Mundial da Juventude em Lisboa.

Para preparar “da melhor forma” os DnD, o Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil e Vocações de Portalegre-Castelo Branco, em colaboração com o COD local, realizou uma formação que juntou 36 jovens e seis adultos, nos dias 17 e 18 de setembro, na Casa Diocesana de Mem Soares, em Castelo de Vide.

“Foram convidados a ser ‘voluntários & missionários’, dando o salto de turistas para peregrinos, não esquecendo a importância da ecologia integral, assente na ‘Laudato Si’. Foram ainda apresentados o programa para os DnD e a dinâmica da JMJ, não esquecendo a importância da Oração e a centralidade da Eucaristia”, desenvolve.

COD Portalegre-Castelo Branco

O COD de Portalegre-Castelo Branco informa ainda que o bispo diocesano, D. Antonino Dias, também se associou a este tempo de formação de voluntários para os ‘Dias nas Dioceses’, “estimulando e incentivando à alegria no serviço à Igreja” que todos são.

Os ‘Dias nas Dioceses’ são o encontro de jovens nas Igrejas locais na semana anterior a cada edição da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), e está a ser preparado um programa com cinco pilares; acolhimento, descoberta, missão, cultura e envio.

A iniciativa vai realizar-se em 17 dioceses – Algarve, Angra, Aveiro, Beja, Braga, Bragança-Miranda, Coimbra, Évora, Funchal, Guarda, Lamego, Leiria-Fátima, Portalegre-Castelo Branco, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu; Lisboa, Santarém e Setúbal sãs o dioceses de acolhimento da JMJ 2023.

CB/OC

Partilhar:
Share