Portalegre-Castelo Branco: Documento final do Sínodo Diocesano apresentado em abril

Conselho de Pastoral reuniu na Casa diocesana de Mem Soares

Portalegre, 16 fev 2016 (Ecclesia) – A Diocese de Portalegre-Castelo Branco realizou a reunião do Conselho Diocesano de Pastoral para refletir sobre a crescente laicidade, a reorganização das paróquias e a conclusão do Sínodo Diocesano, planeada para 16 de abril. 

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a Diocese de Portalegre-Castelo Branco informa que da vai realizar uma Assembleia Sinodal conclusiva para apresentação do documento final a 16 de abril, no Seminário de Portalegre, e a celebração de uma Eucarística de ação de graças, às 18h00, na Sé.

O Conselho Diocesano de Pastoral manifestou “preocupação com os mais afastados da Igreja” e o modo de chegar a eles, tendo sido propostas diversas iniciativas, como: “Conferências sobre as obras de misericórdia; debates sobre temas candentes da atualidade; atenção aos catequizandos e família; aproveitamento da atração que Fátima exerce para chegar através das crianças às suas famílias”.

Para os participantes neste Conselho, a preocupação com os mais afastados “não deve fazer esquecer” o “necessário cuidado” da comunidade para que seja lugar de misericórdia e de perdão e sinal que “pode atrair quem está mais longe”.

Os elementos do Conselho Diocesano de Pastoral foram divididos em grupos, por arciprestado, e refletiram sobre a necessidade de redistribuição de clero e/ou reorganização das paróquias.

“Destaca-se o diagnóstico comum de escassez de clero, laicidade crescente da nossa sociedade, extensão geográfica e desertificação humana, como dificuldades presentes que se agravarão no futuro”, alerta a Diocese de Portalegre-Castelo Branco.

Num comunicado à imprensa, divulgado também no seu sítio na internet, a diocese reconhece “sinais encorajadores” do maior envolvimento dos leigos “com voz ativa”.

A Igreja Católica vive o Jubileu da Misericórdia, até 20 de novembro, e este foi o assunto central da reflexão tendo sido o Conselho da Pastoral desafiado a “sugerir” iniciativas para aproveitarem “melhor a oportunidade” do Ano Santo, como “acesso mais alargado ao sacramento da Reconciliação”; elaboração de um roteiro do Ano da Misericórdia, com suporte em desdobrável e online.

O Secretariado da Ação Social relembrou a Jornada diocesana deste sábado, dia 20, em Vila de Rei, e o da Pastoral Familiar informou as ações que vão desenvolver onde se destaca a Semana da Vida, em maio, e o Dia Jubilar das Pessoas com Deficiência, a 3 de outubro, na Sé de Castelo Branco.

Na reunião do Conselho Diocesano de Portalegre-Castelo Branco, que decorreu no sábado, dia 13 de fevereiro, foi apresentada a natureza, missão e modo de funcionamento deste Conselho, cuja atribuição consiste, fundamentalmente, em “investigar e ponderar o concernente às atividades pastorais da Diocese e propor conclusões práticas”, como prevê o número 511 do Código de Direito Canónico.

CB/PR

Partilhar:
Scroll to Top