Portalegre-Castelo Branco: Diocese promoveu jornada «famílias e jovens caminhando em Igreja»

15.ª edição foi organizada pelo Secretariado da Pastoral da Família com o apoio da Paróquia de Ponte de Sor

Portalegre, 30 jan 2020 (Ecclesia) – A Diocese de Portalegre-Castelo Branco realizou uma Jornada da Família, com o tema ‘Famílias e Jovens caminhando em Igreja’, com “aproximadamente 340 pessoas”, “num intenso ambiente de formação, reflexão, partilha e oração”, no Cine-Teatro de Ponte de Sor.

“Que família?, Que jovens?, Que Igreja?, Que caminho(s)?, em Igreja” foram perguntas que a irmã Maria Amélia da Costa, Franciscana Hospitaleira da Imaculada Conceição, começou por fazer no início da sua conferência, no encontro realizado no dia 25 de janeiro.

O jornal ‘Reconquista’ informa que a irmã Amélia Costa, que é a coordenadora da Pastoral Juvenil e Vocacional da sua congregação e conta com mais de 40 anos a evangelizar pela música de mensagem, recomendou cinco passos concretos para percorrer o que se pretende fazer em Igreja.

1º – parar para pensar (aprendendo a distinguir o urgente do importante); 2º – escutar sem pressa, sem defesas, sem preconceitos; 3º – pensar em grande, mas começar pelo pequeno e pelo possível, e pensar juntos, contando com o contributo mesmo dos mais pequenos, mesmo dos mais jovens; 4º – pensar a sério, abraçar seriamente os projetos; 5º – comprometer-se até ao final!

Durante a tarde, um painel, moderado pelo casal Maria da Conceição e Jorge Neves, partilhou “experiências de vida” com os testemunhos da diretora da Pastoral Juvenil da diocese, a irmã Maria Fernanda Rosa, dos noivos Ana Margarida Esteves e João Silva, e dos casais Inês Amaro e Afonso Castelo Branco, com a bebé Maria Isabel, e Manuela e Paulo Brito que têm oito filhos.

O bispo de Portalegre-Castelo Branco, D. Antonino Dias, presidiu à Eucaristia que encerrou a 15.ª Jornada Diocesana da Família, organizada pelo Secretariado da Pastoral da Família, com o apoio da Paróquia de Ponte de Sor, e no final foi oferecida uma flor a Maria, Rainha das Famílias, “por cada uma das dezenas de crianças da paróquia presentes”, informa o jornal ‘Reconquista’.

CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top