«Um apoio às famílias na educação dos filhos para a vida em sociedade» – D. Antonino Dias
Portalegre, 26 jun 2020 (Ecclesia) – O bispo de Portalegre-Castelo Branco incentivou os encarregados de educação a inscreverem os filhos na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) no novo ano letivo 2020/2021.
D. Antonino Dias, divulga o jornal ‘Reconquista’, explicou que as escolas “oferecem” a disciplina de EMRC que é “um apoio às famílias na educação dos filhos para a vida em sociedade, para a cidadania e para a vida com sentido e valores”.
“É bom que se aproveite, quer a nível do básico, quer do secundário quer nos cursos profissionais. Também é um testemunho de fé no meio escolar e da presença da Igreja no espaço que lhes é oferecido”, assinalou o bispo de Portalegre-Castelo Branco.
Segundo D. Antonino Dias é importante que não se desista de “fazer o trabalho em sensibilizar” mesmo com “alguma dificuldade em conseguir os professores necessários”.
“Como sabem, essa dificuldade é tanto maior quanto mais os horários forem reduzidos, o que, em vários casos, acontece pela falta de inscrição dos alunos na Disciplina, o que é uma pena”, acrescentou o bispo diocesano, em final de ano letivo e período de matrículas, lê-se no jornal ‘Reconquista’, semanário regionalista da Beira Baixa.
A lei prevê a oferta obrigatória da disciplina curricular de Educação Moral e Religiosa Católica do Ensino Básico ao Secundário; neste ano letivo 2019/2020, passou a integrar as matrizes dos cursos profissionais (Decreto-Lei nº 55/2018, de 6 de julho).
A Concordata assinada em 2004 entre Portugal e a Santa Sé consagra a existência da disciplina de EMRC, sendo os professores propostos pelos bispos, nomeados pelo Estado e pagos pela tutela; é uma componente do currículo nacional, de oferta obrigatória por parte dos estabelecimentos de ensino e de frequência facultativa.
CB