Plataforma digital recorda futuros santos

Novo projeto destaca «a vida, o pensamento e o testemunho» de João XXIII e João Paulo II, que vão ser canonizados dia 27 de abril

Cidade do Vaticano, 31 mar 2014 (Ecclesia) – O Vaticano apresentou hoje o programa de preparação para as canonizações dos beatos João XXIII e de João Paulo II, cerimónia que vai ter lugar em Roma no próximo dia 27 de abril.

Durante a conversa com os jornalistas, na sala de imprensa da Santa Sé, o padre Walter Insero, diretor do Secretariado das Comunicações Sociais da Diocese de Roma, vincou a necessidade de honrar a memória daqueles dois “gigantes da humanidade” através de iniciativas que permitam ao mundo “compreender” a forma como eles viveram.

Nesse sentido, o Vaticano recorreu às novas tecnologias para lançar o site “2papisanti” (dois Papas santos), que está ainda em fase de conclusão e onde as pessoas poderão “conhecer a vida, o pensamento e o testemunho de fé dos dois novos santos”.

A página, que vai ser traduzida para italiano, inglês, francês, espanhol e polaco, contou com a participação de um grupo de estudantes especializados em Ciências da Comunicação da Universidade LUMSA (Libera Università Maria Santissima Assunta).

Presente também no Twitter, no Facebook e no Instagram, a plataforma vai possibilitar às pessoas consultarem “vídeos, imagens e conteúdos bibliográficos” relacionados com João XXIII e João Paulo e acompanharem todas as “notícias, eventos, informações” à volta da cerimónia de canonização, que deverá contar com a presença de pelo menos cinco milhões de peregrinos.

Destaque também, na conferência de imprensa, para a apresentação de uma aplicação gratuita intitulada “Santo Subito”, que estará disponível nos próximos dias em formato Android e IOS, onde quem quiser poderá descarregar os conteúdos que vão servir de apoio à festa da canonização.

Para o vigário-geral de Roma, cardeal Agostino Vallini, os Papas João XXIII e João Paulo II foram sobretudo dois “mensageiros da fé, modelos de vida cristã”, símbolos de “esperança” e “proximidade” no meio da humanidade.

De João XXIII, o prelado recordou sobretudo “a inspiração, coragem e força” que teve para convocar o Concílio Vaticano II (1962-1965), onde “desafiou com grande fé a Igreja Católica a um processo de renovação”.

Quanto a João Paulo II, o cardeal italiano lembrou a “coragem indómita” com que o Papa polaco “liderou a Igreja Católica, durante 27 anos” e a disponibilidade que sempre demonstrou para estar junto das comunidades, em especial das paróquias romanas.

A diocese romana vai realizar no dia 22 de abril, na Basílica de São João de Latrão, um encontro para jovens que contará com a presença do padre Slavomir Oder, responsável pelo processo de canonização do Beato João Paulo II, e do padre Giovangiuseppe Califano, postulador da causa do Beato João XXIII.

O calendário fornecido prevê ainda a realização de uma vigília geral de oração no dia 26 de abril, a partir das 21h00 (menos uma em Lisboa) – todas as igrejas no centro da capital italiana vão estar abertas para as pessoas rezarem e acederem à confissão.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top