Projeto quer «marcar presença» na Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023
Lisboa, 23 nov 2022 (Ecclesia) – A presidente da direção da Vila com Vida, que promove a empregabilidade inclusiva, assinalou o primeiro aniversário do Café Joyeux com o anúncio de um novo espaço e a perspetiva de “marcar presença” na próxima Jornada Mundial da Juventude.
“Vai haver mais um Café Joyeux e estamos quase: vão ser cerca de três meses de obras, em Cascais, num conceito perto do mar e com novidades na carta. Depois vamos conseguir formar mais 12 colaboradores, com vários parceiros que nos ajudam neste sonho”, disse à Agência ECCLESIA Filipa Pinto Coelho, responsável pelo Joyeux Portugal e pela associação Vila com Vida.
A Associação Vila com Vida é uma IPSS que nasceu em 2016 e procura “revelar talentos da pessoa com deficiência intelectual, através de um modelo inovador e inclusivo de formação, potenciador de empregabilidade”.
De acordo com a informação divulgada na página da internet da Vila com Vida, a associação trabalha para que “todos os Jovens com Dificuldades Intelectuais de Desenvolvimento (DID) e respetivas famílias possam aspirar a uma vida autónoma.
Para a presidente da direção da Vila com Vida, o último ano da associação foi “muito feliz para todos”, com uma equipa Joyeux que já atinge os “33 colaboradores, entre equipas nos dois cafés Joyeux e equipa de serviços centrais”.
“Um ano de muita aprendizagem, crescimento e muitas conquistas, de alegrias nas dificuldades e conseguimos perceber que somos uma equipa muito forte”, indica.
Olhando o ano de 2023, com a Jornada Mundial da Juventude a acontecer em Lisboa, no mês de agosto, Filipa Pinto Coelho “não consegue deixar de lado a ideia”.
“Estamos em contacto com a equipa, a falar de forma muito próxima. Temos de fazer qualquer coisa lá, sinto que é o foco desta juventude e de todos estes corações gigantes que podem fazer tanto por esta missão. Não consigo dizer já que sim, mas estamos a insistir imenso para marcar presença com este conceito porque faz todo o sentido”, revela.
“Todos estamos muito integrados nesta missão e quando encontramos clientes que validam a qualidade, que vêm e voltam, que convidam e organizam eventos e passam palavra, só temos razões para estar ainda mais felizes do que há um ano”.
Segundo a responsável, os colaboradores chegam aos cafés Joyeux através de um “anúncio lançado como qualquer empresa”, mas também através de “parceiros sociais e IPSS’s identificadas que capacitam jovens para integrar o mercado de trabalho”.
Além dos cafés Joyeux, o projeto conta também com serviço de catering que tem sido requisitado por muitas empresas, seja para “encontros, almoços ou jantares”, e se torna uma missão que “mostra o impacto que que pode ter na vida destes jovens”.
“Com o tempo de Natal a chegar, temos muitas novidades e vamos lançar uma nova linha de café em cápsulas, o primeiro café solidário em Portugal”, adianta.
Pedro Manso, 23 anos, entrou no Café Joyeux, na Calçada da Estrela, há cerca de um ano, num programa a “fazer cookies” e ali faz o que gosta.
“Já trabalhei no turno da manhã e da tarde, faço caixa, sirvo à mesa e faço um pouco de tudo atrás do balcão; sinto-me feliz e também gosto de ajudar os meus colegas”, afirma à Agência ECCLESIA.
Atualmente está “a aprender a tirar cervejas”, sente que ali é o seu espaço e quer “continuar a ajudar mais pessoas”.
De naturalidade holandesa, David Silva “abriu as portas do café” há um ano e ali continua a trabalhar feliz.
“Tive várias experiências de trabalho, mas fui crescendo e evoluindo; comecei aqui na porta há um ano, fui ajudando os colegas e desejo que seja o primeiro de muitos anos”, disse à Agência ECCLESIA.
O jovem de 26 anos fica contente “que gostem do seu trabalho” e sente que está em família.
“Somos uma boa família e todos se ajudam uns aos outros, aqui a minha maior satisfação é que os clientes se sintam bem e felizes”, conclui.
O Café Joyeux é um espaço inclusivo aberto ao público, de terça a sábado, das 09h00 às 18h00, na Calçada da Estrela, número 26, em Lisboa.
A Vila com Vida representa a marca Joyeux em Portugal e deseja fazer crescer a sua “missão como empregadora e formadora de jovens-adultos com tanto talento por revelar”, aceitando candidaturas através do e-mail recrutamento@joyeux.pt
SN/PR