D. Armando Esteves Domingues afirma que «é prioritário tudo o que diz respeito aos jovens»

Foto: Agência ECCLESIA/LFS

Angra do Heroísmo, Açores, 23 nov 2022 (Ecclesia) – Os jovens da Diocese de Angra, que viveram a Jornada Mundial da Juventude 2022 na Paróquia da Ribeirinha, na ilha de São Miguel, prometeram ao novo bispo “entusiasmo, irreverência, alegria”, numa mensagem que teve resposta.

“É para mim prioritário tudo o que diz respeito aos jovens, principalmente neste ano que é uma oportunidade evangelizadora e uma graça a não desperdiçar”, escreveu D. Armando Esteves Domingues aos jovens açorianos.

O ano pastoral 2022/2023 vai terminar com a primeira edição internacional portuguesa da Jornada Mundial da Juventude, de 1 a 6 de agosto de 2023, em Lisboa.

Na resposta, enviada hoje à Agência ECCLESIA pela Diocese de Angra, o novo bispo diocesano saúda os jovens do Arquipélago dos Açores, em quem deposita “muita esperança”, afirmando que precisam “mesmo de caminhar juntos”.

“Neste dia em que celebramos Jesus Rei e a Jornada Diocesana da Juventude queremos saudá-lo e dizer-lhe que pode contar connosco, com o nosso entusiasmo, irreverência, alegria e vontade de sermos mais, juntos, e nesta Igreja. Contamos também consigo”, escreveram os jovens, que viveram esta jornada, na Paróquia da Ribeirinha, na Ilha de São Miguel, em nome de todos os jovens da diocese que celebraram este dia “em todas as ilhas”, de Santa Maria ao Corvo.

COD Angra

“As vossas palavras ‘jovens’ e cheias de entusiasmo enchem-me de santa alegria. Também por aqui vivemos a Jornada Mundial da Juventude com entusiasmo juvenil que se torna contagiante”, assinalou também D. Armando Esteves Domingues, na reposta aos jovens açorianos.

A XXXVII (JMJ) assinala-se em duas etapas: A primeira aconteceu na solenidade litúrgica de Cristo-Rei, este domingo, 20 de novembro, a nível das dioceses católicas; já a nível internacional, vai decorrer em Lisboa, em 2023.

Os jovens açorianos agradeceram também o “SIM” de D. Armando Esteves Domingues “dado à Igreja através da diocese” e salientam que “com esperança” aguardam a chegada do novo bispo a esta Igreja.

No dia 4 de novembro, o Papa Francisco nomeou D. Armando Esteves Domingues, bispo auxiliar do Porto, de 65 anos, como 40.º bispo da Diocese de Angra, que se encontrava em sede vacante, desde 21 de setembro de 2021.

CB/PR

 

Igreja/Portugal: D. Armando Esteves Domingues nomeado bispo de Angra

Partilhar:
Share