Na passada Segunda-feira, dia 13, abriu oficialmente ao público a exposição temporária "Paulo, o Apóstolo" patente na Igreja de São Pedro, em Leiria, junto ao castelo.
Organizado pelo Departamento do Património Cultural da Diocese de Leiria – Fátima, este foi um dos seus projectos mais ambiciosos e inovadores em termos expositivos. O percurso procura surpreender o visitante através das peças expostas, mas também através de diferentes suportes expositivos, multimédia e recursos que apelam aos sentidos do olfacto, tacto, visão e audição.
No momento inaugural foi realizada uma visita guiada pelo autor da concepção museológica, Marco Daniel Duarte, e por um dos autores do projecto de arquitectura, Humberto Dias. No final, houve ainda um momento musical com a soprano Carla Vaz acompanhada ao órgão por João Santos.
O percurso inicia-se com a referência à formação judaica de Paulo, partindo-se depois para o seu encontro com o Ressuscitado. Não são esquecidas as referências ao culto do Apóstolo na Diocese, nem as dimensões fundamentais do seu pensamento.
Homem de grande cultura, nem sempre de fácil interpretação, Paulo dominava três universos culturais: o judaico, o grego e o romano. Como judeu, conhecia muito bem as Escrituras; vivendo em ambiente cultural helenista – no mundo de então dominava a cultura grega -, escrevia e falava em grego; como cidadão romano, soube tirar partido do seu estatuto social para levar mais longe o Evangelho.
Estará patente ao público até ao próximo dia 13 de Setembro.
Horário: Terça a Sábado:10h00 -12h30; 14h30 -18h00; Domingo: 15h00 -18h00
Entrada Livre
Departamento do Património Cultural da Diocese de Leiria-Fátima