Paulistas: Congregação celebra 100 anos com aposta na comunicação da «verdade e justiça»

Superior regional afirma a atualidade do carisma para levar o Evangelho aos novos ambientes da digitais

Lisboa, 20 ago 2014 (Ecclesia) – O superior regional dos Paulistas em Portugal afirma que o carisma da congregação, que celebra hoje seu centenário, tem uma missão a desempenhar na área da comunicação, garantindo “verdade e justiça” e combatendo a “exclusão”.

“O Papa Francisco fala muito nos pobres, mas sentimos que há muita pobreza na comunicação”, indica o padre José Carlos Nunes, em entrevista à Agência ECCLESIA.

“Cada vez que há manipulação de informação, cada vez que grupos económicos em vez de falarem a verdade a manipulam, faltando à justiça na sociedade, então isso cria pobres na comunicação. Nós queremos estar aí, ajudando todos os que não têm capacidade de ter opinião própria, que se sentem enganados ou ludibriados, queremos contribuir para uma comunicação verdadeira, justa, com rigor ético e deontológico, a partir do que é o código da comunicação”, afirma o responsável.

A Pia Sociedade de São Paulo foi fundada pelo Beato Tiago Alberione em Alba, Itália, quando deu início, juntamente com alguns seminaristas, a uma tipografia, desenvolvendo o carisma da evangelização através da comunicação. 

Em Portugal, os Paulistas estão presentes em três comunidades e desenvolvem a sua missão apostando numa editora multimédia, a Paulus, numa publicação imprensa «Família Cristã», um programa de rádio semanal com transmissão em várias rádios locais e no estrangeiro, na publicação editorial de diversos títulos em áreas como o magistério da Igreja, a catequese, as ciências humanas, da psicologia ao bem-estar, “de livros devocionais e de pensamentos”, procurando ir ao encontro e não esperar “que venham ter com a Igreja”.

Para o superior regional, o fundamental na missão que desenvolvem é “estar na continuidade da missão da Igreja, que é evangelizar”, concretizado de “muitas maneiras”.

Há 100 anos o fundador intuiu três áreas que hoje continuam a impulsionar a missão dos Paulistas: “valorização do laicado”, “valorização das mulheres” e “gosto pela modernidade”.

A formação dos leigos está presente nas apostas editoriais e na revista «Família Cristã», “nascida para levar às famílias artigos de formação que ajudassem a contextualizar a fé na sociedade atual”.

O Beato Tiago Alberione constituiu ainda quatro congregações religiosas femininas, e percebeu ainda que “estando as Igrejas a esvaziarem-se e as praças a encherem-se, era necessário levar o Evangelho às massas”.

Indica o padre José Carlos Nunes que a “novidade” da ação pastoral dos Paulistas está em “não esperar” que as pessoas procurem a Igreja mas “levá-la aos outros”.

A área multimédia e digital tem sio uma aposta nos últimos anos, impulsionados pelas mensagens para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, que os últimos Papas têm escrito, apontando o ambiente digital como «um local onde a vida acontece» e as redes sociais como «lugares de encontro».

“Os caminhos da nova evangelização passam por aí”, indica o responsável que dá conta da necessidade de “falar de tudo cristãmente” com “linguagens e instrumentos modernos”, unindo com “criatividade o conteúdo ao meio” para que “as pessoas percebam”.

“Ter a criatividade de traduzir a mensagem do Evangelho de uma forma inteligível com as preocupações de hoje, no meio da vida complexa, às vezes com menos conteúdo, outras com mais, mas sobretudo abrir portas para que quem necessita ir aprofundando”, finaliza o sacerdote.

O centenário dos Paulistas  vai ser abordado no programa ‘70×7’ (RTP2) do próximo domingo.

LS

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