Património: Segunda fase da operação «Rota das Catedrais» prossegue em Braga

Lisboa, 02 nov 2016 (Ecclesia) – A Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) informou hoje que a segunda fase da operação ‘Rota das Catedrais’ no norte de Portugal, com intervenções programadas para as sete catedrais da região, prossegue em Braga.

“Depois da reinstalação do ‘marcador do tempo’, na Concatedral de Miranda do Douro, procedeu-se agora à remoção da pia batismal na Sé de Braga tendo em vista a sua conservação e restauro”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A remodelação do batistério está orçada em cerca de 125 mil Euros e contempla o novo enquadramento da pia, com a sua recolocação na parte interior da torre norte, e respetiva beneficiação do espaço envolvente.

Esta é uma intervenção desenvolvida pela DRCN e Cabido da Sé de Braga, no âmbito da operação Rota das Catedrais, cofinanciada pelo Programa Operacional Norte 2020.

A segunda fase da intervenção na Sé de Braga contempla o projeto de acessibilidade à visita cultural para o ordenamento do claustro e espaços adjacentes, intervenção na Galilé, remodelação do Batistério, conservação e restauro da Pia Batismal e conservação e restauro do espólio azulejar da Sé.

A ‘Rota das Catedrais a Norte’ compreende intervenções infraestruturais de qualificação e valorização no Património imóvel, móvel e integrado de sete catedrais da região norte: Braga, Bragança, Lamego, Miranda do Douro, Porto, Vila Real e Viana do Castelo.

“Esta operação em concreto está organizada em 12 ações infraestruturais que incidem em 7 Sés e uma ação de promoção e gestão transversal a todos os espaços”, refere a DRCN.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top