Património: Igreja e Estado unem-se para lançar roteiros turísticos com Caminhos Marianos e Caminhos de Santiago

Novas publicações incluem «Guia de Boas Práticas de Interpretação do Património Religioso»

Lisboa, 20 mai 2014 (Ecclesia) – O Turismo de Portugal e o Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja vão lançar roteiros turísticos, dedicados aos Caminhos Marianos e aos Caminhos de Santiago, e um ‘Guia de Boas Práticas de Interpretação do Património Religioso’.

“Os dois roteiros abordam temas de expressiva representação, associados a uma motivação religiosa e cultural, de forte potencial turístico, e disponibilizam conteúdos de cerca de 150 recursos com elevada relevância devocional, cultural e artística, estimulando a sua fruição e descoberta em itinerários de experiências contextualizadas”, adianta uma nota do secretariado da Igreja Católica, enviada hoje à Agência ECCLESIA.

Em relação ao guia de boas práticas, dirigido a profissionais do turismo e gestores do património religioso, a obra “promove a interpretação destes recursos patrimoniais singulares, ajudando a compreender o significado de cada elemento e ritual, de modo a enriquecer a experiência espiritual e cultural do visitante”.

As sessões de apresentação vão decorrer a 26 de maio, ma igreja dos Grilos, Porto (16h00); no dia 6 de junho, às 18h30, no Palácio Nacional de Mafra; e no dia 23 de Junho, às 17h00, na Sé Velha de Coimbra.

Segundo o presidente do Turismo de Portugal, João Cotrim Figueiredo, “o património religioso faz parte integrante” da cultura e desempenha “um papel determinante na diferenciação do Destino Portugal, pelo que a sua valorização é essencial ao desenvolvimento da atividade turística”.

D. Pio Alves, presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, refere por sua vez que “a extensão e a qualidade do património religioso herdado” desafiam todos a “usá-lo bem” e “cuidá-lo melhor”.

SNBCI/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top