Património: Diocese do Porto preserva herança dos mosteiros de Cluny

Lisboa, 19 fev 2012 (Ecclesia) –  A Igreja Católica portuense assinou esta sexta-feira um acordo com o Turismo do Porto e Norte de Portugal, no âmbito do projeto ‘Viagens com Alma: em torno da herança de Cluny na Diocese do Porto’.

A iniciativa que decorre entre 2010 e 2012 “promove, a par da realização do inventário do seu património em quatro concelhos do Distrito do Porto, uma série de trabalhos artísticos e percursos turísticos”, refere o site da diocese, citado pelo Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

A iniciativa pretende divulgar o património material e espiritual de “forma apelativa e inovadora, realçando simultaneamente as ligações profundas desta área geográfica à história e à influência da Ordem”.

O grupo ‘Visões Úteis’ foi convidado pelo Departamento dos Bens Culturais da Diocese do Porto, responsável pelo projeto, a elaborar um conjunto de trabalhos artísticos – instalações, percursos sonoros, vídeos e eventos performativos – nas localidades escolhidas, inspirando-se na experiência do seu projeto ‘A Língua das Pedras’, que integrou as comemorações dos 1100 anos de Cluny.

O projeto compreende os mosteiros de São Pedro de Cête, São Salvador de Paço de Sousa, Salvador de Vairão e Santo Tirso de Riba d’ Ave, que, entre o século X e o século XI, testemunharam a adesão das respetivas comunidades monásticas aos costumes e à liturgia de Cluny.

SNPC/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top