Património conquista relação estreita com as pessoas

Jornadas Europeias do Património seguem com o «Mapa da História»

No âmbito das Jornadas Europeias do Património, Sandra Costa Saldanha, Directora do Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja, realça a importância do património junto das populações e o caminho de aproximação que tem sido desenvolvido.

«Estes dias são muito importantes pois chamam o assunto ao seio da opinião pública de forma muito forte, o que torna uma iniciativa que revela muitos frutos, desde já, na lista imensa de monumentos e instituições que se aliaram às jornadas,» destacava Sandra Costa Saldanha.

Entre muitas valências que o património tem, a directora do Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja reforça a ideia que «o desenvolvimento e a sustentabilidade têm de ser objectivos plenos» neste tipo de projectos.

Na aproximação que tem sido feita na dualidade pessoas-património da Igreja nos últimos 6 meses por diversas campanhas, há reflexos muito significativos e coloca esta área do património no centro da questão. Sandra Costa Saldanha afirma que se nota «uma necessidade das pessoas em relação a esta área e percebe-se que há uma satisfação geral pela manifestação que as pessoas têm em relação ao património».

O maior exemplo que existe actualmente é a Rota das Catedrais, mostrando ser um passo na valorização do património da Igreja em Portugal.

As Jornadas Europeias do Património deste ano têm como tema «Património: Um Mapa da História» e pretende vincar a estreita relação entre os sítios patrimoniais e os acontecimentos históricos que lhes estão associados.

Da responsabilidade do Conselho da Europa e da União Europeia as jornadas neste ano apostam num vasto leque de iniciativas em monumentos de Norte e Sul do país. O último dia é domingo, 26 de Setembro.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top