Patriarca latino de Jerusalém lamenta fracasso do processo de paz

O Patriarca latino de Jerusalém, D. Fouad Twal, lamentou o fracasso do processo de paz no Médio Oriente, na sua tradicional mensagem de Natal.

“Apesar dos louváveis esforços dos políticos e dos homens de boa vontade para encontrar uma solução para o conflito actual, cada um de nós, palestinos e israelitas, fracassamos em obter a paz”, disse D. Twal, a máxima autoridade católica na Terra Santa.

“Os nossos sonhos de uma reconciliação na Terra Santa parecem uma utopia”, acrescentou, destacando que a sua decepção era tão grande quanto a de Bento XVI, que visitou a região este ano.

“Espiritualmente, a sua visita deu-nos mais esperanças, mas nada mudou até agora”, lamentou o Patriarca Twal, falando na sede do Patriarcado latino, no coração do bairro cristão da Cidade Santa.

No entanto, o Patriarca exortou os fiéis a não perderem a esperança: “A esperança quer dizer que não devemos ceder ao mal, sim combatê-lo”

“Os palestinos ainda não têm um Estado próprio”, sofrem por causa da ocupação, da difícil situação económica, da destruição de numerosas casas, da separação de muitas famílias divididas pelo muro construído pelos israelitas, sofrem por causa da poluição das águas, escreve.

Para o Patriarca Latino, Jerusalém corre o risco de tornar-se uma cidade “exclusiva” em vez de ser universal.

D. Twal afirma, por outro lado, os israelitas “vivem num grande medo que os impede de tomar decisões corajosas para pôr fim ao conflito”.

Redacção/AFP/RV

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top