Patriarca de Lisboa afirma que Fátima é programa de pastoral

D. José Policarpo, na conferência que marcou o encerramento da jornada nacional de abertura do Centenário das Aparições, realizada a 1 de Dezembro no Centro Pastoral Paulo VI, destacou a pertinência da reflexão e do estudo sobre a mensagem de Fátima, como possibilidade de proposta pastoral para a Igreja em Portugal.

“Estamos agora todos a reflectir novos caminhos para a Igreja em Portugal. Talvez mereça a pena olhar para Fátima, ler a mensagem, mergulhar na radicalidade da nossa fé e da nossa esperança, e olhar para Maria, porque ela gosta que olhemos para ela”, afirmou.

“Fátima é um programa de pastoral. E se Nossa Senhora veio aqui, e foi aqui que o quis revelar, e foi aqui que quis considerar o povo de Portugal como o seu primeiro aliado para esta proposta que é mundial, é um desafio muito grande. E este programa que a Reitoria preparou fez-me acordar outra vez esta inquietação: até que ponto não está aqui um programa de pastoral? (…) Talvez encontremos aqui, de uma forma muito simples, uma certeza neste caminho para a Nova Evangelização, este integrarmos Fátima no desígnio salvífico de Deus a nosso respeito”, sublinhou o Cardeal.

“Fátima não é outra revelação. O que é então? É a indicação de um caminho de realização do projecto de salvação, anunciado, realizado, mantido por Nosso Senhor Jesus Cristo. Com uma particularidade para todos nós muito querida: é que este caminho completo – é impressionante, é completo, nada da pedagogia de Deus contida em Nosso Senhor Jesus Cristo fica de fora – situado num tempo, para Portugal e para a humanidade, é-nos dado não pelo Anjo – o Anjo veio só preparar o terreno, foi um bocado como S. João Baptista em relação ao Messias -, mas por Maria. O que mostra, como verdade claramente afirmada, que no realismo da realização da salvação na História, e esse realismo tem sua expressão máxima na Cruz do Senhor e prolonga-se depois em toda a pedagogia da salvação ao longo dos tempos, Maria não dá só uma ajudazinha, ela é co-redendora. Ela merece verdadeiramente o título de parteneire total deste mistério que tem o seu centro em Nosso Senhor Jesus Cristo (…) Ela participa no desígnio eterno de Deus”, disse D. José Policarpo.

O Cardeal Patriarca de Lisboa congratulou-se com o programa proposto como itinerário para os sete anos até ao ano do Centenário das Aparições de Nossa Senhora em Fátima, 2017: “Devo dizer-vos que vi com atenção o programa que está elaborado. Gostei muito, porque nos apresenta Fátima e a sua mensagem como uma proposta global do caminho da salvação, hoje, caminho como nos foi definitivamente revelado em Nosso Senhor Jesus Cristo”.

O vídeo com toda a conferência de D. José Policarpo está disponível no site oficial para o Centenário das Aparições www.fatima2017.org

LeopolDina Simões, Sala de Imprensa

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top