D. Manuel Clemente afirma que celebração hoje anunciada coloca a santidade próxima das «circunstâncias do mundo atual»
Lisboa, 30 set 2013 (Ecclesia) – D. Manuel Clemente afirmou hoje que a canonização de João XXIII e de João Paulo II é uma afirmação da santidade nas “circunstâncias do mundo atual” e na “Igreja conciliar e pós-conciliar”.
Em declarações ao jornal Voz da Verdade, o Patriarca de Lisboa referiu que canonizar estes dois Papas é valorizar duas figuras “muito próximas” da atualidade, sobretudo pela marca que deixaram no Concílio Vaticano II.
“Os dois estiveram ligadíssimos a este acontecimento maior da Igreja contemporânea, em cuja fase de receção ainda estamos, absorvendo muito do que o Concílio Vaticano II, há 50 anos, nos ofereceu”, disse D. Manuel Clemente.
O Patriarca de Lisboa recordou que foi o Papa João XXIII que convocou o Concílio, por “inspiração divina” e também pela sua “grande alma”, e João Paulo II foi “um dos mais jovens bispos conciliares”, tendo contribuído para a reflexão antropológica dos documentos do Vaticano II.
A canonização de João XXIII e de João Paulo II foi hoje anunciada pelo Papa Francisco, marcando a celebração para o dia 27 de abril de 2014.
PR
[[v,d,,]]