Pastoral Universitária: «O futuro da nação está nas vossas mãos», diz arcebispo de Braga aos finalistas

D. Jorge Ortiga realçou os «tantos talentos» presentes: «É importante acreditar em vós»

Braga, 13 mai 2018 (Ecclesia) – O arcebispo de Braga disse aos estudantes universitários que “o futuro da nação” está nas suas mãos, na Eucaristia da Bênção de finalistas, a que presidiu na Avenida Central da cidade dos arcebispos.

“Cada um é chamado a lançar sementes de esperança na vida pessoal, familiar, política, económica, assim como nos ambientes característicos e peculiares da justiça, da ética, da psicologia ou ainda da pedagogia”, afirmou D. Jorge Ortiga, este sábado.

Na homilia da Bênção de finalistas universitários, o responsável contextualizou que “mais do que nunca” esses mundos “esperam por intervenientes que se aproximem das realidades terrenas com um agir responsável”.

“Importa olhar a realidade com pragmatismo e, se necessário, denunciar o mal que cresce e impede que a dignidade para todos os seres humanos seja um bem garantido. Não posso concordar com a passividade e a falta de intervenção social que atinge o nosso país”, desenvolveu. 

“Olhando para vós, digo com toda a convicção: temos aqui tantos talentos! É importante acreditar em vós e permitir que as vossas capacidades, a todos os níveis, melhorem o nosso país. Mas é também fundamental que não desiludais a sociedade”, destacou ainda.

Aos estudantes da Universidade do Minho e da Universidade Católica Portuguesa em Braga, o arcebispo assinalou que o ensino superior dotou-os com “a melhor técnica e com os melhores instrumentos” que vão permitir “transformar a realidade nas mais diversas áreas de atuação” mas pediu também “as ferramentas mais poderosas deste mundo – a compaixão pela Humanidade e os valores”.

“O projeto de uma sociedade mais humana e solidária está nas vossas mãos. Não desiludais”, acrescentou.

O arcebispo primaz partilhou o que levava “no coração e a vontade” para este ano pastoral 2017/18, quando convocou toda a diocese para “a espantosa tarefa de despertar a esperança”.

CB/OC

 

Partilhar:
Scroll to Top