Pastoral Juvenil: Bispo do Algarve destacou a «alegria» de viver com «sentido de doação e de entrega aos outros»

D. Manuel Quintas explicou que Igreja precisa dos jovens e que estes têm colegas que «sofrem a indiferença, a solidão, a exclusão»

Faro, 13 abr 2022 (Ecclesia) – O bispo do Algarve incentivou os jovens da diocese a aceitar o desafio de testemunhar a fé, a levantar-se, participarem ativamente na Igreja e a “partir e ir ao encontro de quem precisa”.

“Não há nada que dê mais alegria à nossa vida do que quando a vivemos com este sentido de doação e de entrega aos outros. É preciso amadurecer para os outros, descentrarmo-nos de nós mesmos, abrirmo-nos aos outros, vivermos voltados para os outros, levantar-se e partir e ir ao encontro de quem precisa: Os que sofrem a indiferença, a solidão, a exclusão”, explicou D. Manuel Quintas, citado pelo jornal ‘Folha do Domingo’.

O bispo do Algarve disse a cerca de 350 jovens que há muitas pessoas, “muitos colegas nas escolas, nas universidades”, que vivem nesta situação e “é preciso ir ao encontro deles”.

“[Jesus] vem para te salvar, para dar um rumo novo à tua vida, vem inundar o teu coração de esperança, vem alargar os horizontes da tua vida, os projetos da tua vida. Não vem anulá-los, não vem reprová-los. Vem alargá-los e dar-lhes, talvez, um sentido novo, mais pleno porque vem projetá-los no serviço aos outros e ao mundo”, desenvolveu, este sábado, na Paróquia de São Luís, em Faro.

No Dia Diocesano da Juventude, D. Manuel Quintas incentivou os jovens a viver a vida acolhendo os sonhos que ela proporciona, “assumindo-os sonhos com esperança, com alegria e empenhando-se em concretizá-los”.

“Vamos todos aceitar este desafio: Levanta-te e testemunha a tua fé! E anuncia Cristo vivo e ressuscitado!”, referiu, explicando que a Igreja diocesana precisa dos jovens – “do dinamismo, da generosidade, do testemunho” e da transformação que “Cristo quer operar” nas suas vidas”.

D. Manuel Quintas desejou que os jovens saíssem deste encontro diocesano “com maior força interior” para testemunhar, e salientou que é ser preciso “remar contracorrente”.

Os jovens assistiram também a uma catequese sobre o tema da sinodalidade eclesial, apresentada por Nadyelle Celestino, consagrada da Comunidade Católica Shalom, e ainda foram divididos por grupos para responderem às perguntas do Sínodo dos Bispos 2021-2023.

O assistente do Setor Diocesano da Pastoral Juvenil do Algarve pediu aos jovens que dessem “um grande contributo para a mudança da Igreja”, e a serem cristãos no dia-a-dia, “cristãos de oração”, que rezem e tenham “vida de intimidade com o Senhor”.

“Sejam cristãos normais, vistam-se de forma normal, falem de forma normal, estejam com os outros de forma normal, mas, sobretudo, deem testemunho de uma vida de oração, inclusive junto dos vossos amigos”, acrescentou o padre Nelson Rodrigues.

O jornal ‘Folha do Domingo’ informa ainda que o encontro terminou com o anúncio que a próxima Jornada Diocesana da Juventude se vai realizar na Paróquia de São Brás de Alportel, no mês de novembro.

CB

Partilhar:
Scroll to Top