Algarve: Diocese destaca realização das festas Tochas Floridas e da Mãe Soberana no tempo pascal

Diocese publicou horários de todas as celebrações da Semana Santa online

Festa das Tochas Floridas de São Brás de Alportel (arquivo)

Faro, 14 abr 2022 (Ecclesia) – A Diocese do Algarve publicou os horários de todas as celebrações pascais online e destacou também a realização de festividades “muito características” nesta região de Portugal, como as festas das Tochas Floridas e da Mãe Soberana.

Numa nota enviada  à Agência ECCLESIA, pelo seu gabinete de informação, a Diocese do Algarve assinala que partilhar os horários das celebrações pascais na internet permite “obter informações sobre as festividades da Semana Santa” a quem reside na região e também quem os visita neste período.

Neste contexto, destaca os horários das Eucaristias de Quinta-feira Santa, da celebração da Paixão e Morte de Jesus, no dia seguinte, da Vigília Pascal, no sábado santo, e as diversas Missas do dia de Páscoa, no próximo dia 17.

Os horários de “todas as celebrações pascais” nas paróquias do Algarve estão disponíveis no sítio online da diocese, e também na Pastoral Diocesana do Turismo.

Na Paróquia de Tavira, por exemplo, as celebrações da Semana Santa têm o envolvimento da comunidade ucraniana algarvia, com vários momentos de oração pela paz neste país e em todo o mundo.

A diocese do sul de Portugal realça também que vão realizar-se “algumas festividades muito características da região”, nomeadamente a Festa das Tochas Floridas de São Brás de Alportel, no Domingo de Páscoa, e as duas festas em honra da ‘Mãe Soberana’ – a Senhora da Piedade -, em Loulé.

Na festa pequena, no Domingo de Páscoa, a imagem é transportada da sua ermida; quinze dias depois realiza-se a procissão do regresso de Nossa Senhora da Piedade, no dia 1 de maio.

A Festa Grande da Mãe Soberana é considerada como a maior manifestação de fé a sul do Tejo e, simultaneamente, a mais significativa expressão de devoção mariana algarvia; as festividades remontam a 1553, data da edificação da capela que lhe é dedicada.

A Diocese do Algarve informa ainda que estes eventos este ano realizam-se sem restrições, “depois de terminadas as medidas importas pela pandemia da Covid-19”, que nos últimos dois anos – 2020 e 2021 – “não deixaram que as cerimónias fossem realizadas de modo habitual”.

CB

Semana Santa: É necessário «não deixar os ucranianos sozinhos a morrer por nós, suportando sem ajuda a sua cruz»

Partilhar:
Scroll to Top