Páscoa: Diocese de Leiria-Fátima quer «fazer sobressair a celebração litúrgica» no meio da «religiosidade popular»

Comunidades convidadas a participar num programa pastoral «intenso» centrado nas cerimónias da Sé, presididas por D. António Marto

Lisboa, 27 mar 2013 (Ecclesia) – A festa da Páscoa na Diocese de Leiria-Fátima está a centrar-se cada vez mais na celebração das raízes da fé cristã e na “importância central da paixão, morte e ressurreição de Cristo”. 

Num texto publicado na edição desta quarta-feira do Semanário ECCLESIA, Luís Miguel Ferraz, do gabinete diocesano de informação e comunicação, destaca o “esforço considerável” que a Igreja Católica local tem feito para “fazer sobressair a importância da celebração litúrgica” no meio da “religiosidade popular”. 

Segundo o jornalista, apesar de esta quadra continuar a ser preenchida por “diversas manifestações” de espiritualidade, ligadas “ou não” ao programa pastoral da Semana Santa, parece haver “uma consciência mais esclarecida” quanto ao significado do Tríduo Pascal “no contexto da fé e da vida celebrativa dos cristãos”. 

A Diocese de Leiria-Fátima preparou um calendário “intenso de celebrações, em praticamente todas as paróquias, sobretudo, a Ceia do Senhor, na quinta-feira, a celebração da Paixão, na sexta-feira, e a soleníssima Vigília Pascal, no sábado”. 

“Embora não se trate de um programa oficial de nível diocesano, a verdade é que a liturgia na Sé tem uma especial preponderância, dado ser presidida pelo Bispo”, adianta Luís Miguel Ferraz. 

Depois de ter iniciado a Semana Santa no Santuário de Fátima, com a eucaristia do Domingo de Ramos, D. António Marto vai presidir ao Tríduo Pascal na Sé, começando com a Missa Crismal (11h00) e a Missa da Ceia do Senhor (19h00) na Quinta-feira Santa. 

Na Sexta-feira Santa, o prelado vai celebrar Laudes (9h00) e assinalar com os fiéis a Paixão e Adoração da Cruz (18h00) e no Sábado Santo estará com os sacerdotes na Casa Diocesana do Clero (12h00) antes de presidir à Vigília Pascal, a partir das 22h00. 

Motivadas pelo “Ano da Fé” que a Igreja Católica está a assinalar até novembro, acrescenta o jornalista, “algumas paróquias decidiram seguir a proposta do bispo diocesano de fazer uma celebração comunitária da Profissão de Fé”. 

A comunidade católica da Boa Vista escolheu precisamente a noite da Vigília para promover essa iniciativa, que será antecedida por um “encontro prolongado de preparação” com os adolescentes. 

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top