D. Antonino Dias admite preocupação com a população idosa, destacando esforço de profissionais e autoridades

Portalegre, 09 abr 2020 (Ecclesia) – O bispo Portalegre-Castelo Branco sublinhou na sua mensagem pascal, enviada à Agência ECCLESIA, que a pandemia de Covid-19 tem mostrado uma dinâmica solidária, sinal de esperança para a Igreja e a sociedade.

“É uma dinâmica que nos impressiona. Como diz o Papa Francisco, há santos, na rua, a colaborar, a prestar serviço”, refere D. Antonino Dias.

O responsável católico realça o serviço prestado pelos profissionais da saúde, proteção civil e forças de segurança, “todos aqueles que vão permitindo que a sociedade continue a ter vida” e quem ajuda quem não pode sair de casa.

O bispo de Portalegre-Castelo Branco manifesta a esperança de que este tempo “seja o mais provisório possível”.

“Desejo a todos uma Santa Páscoa. Sabemos que Cristo, ao incarnar e morrer na Cruz, nos restituiu a dignidade perdida”, refere.

Ele não está morto, está vivo. Não nos abandonou nem nos abandona, está presente”

D. Antonino Dias deseja que todos encontrem “a esperança e a alegria de viver”.

“Estamos a viver uma Páscoa, não tanto ao gosto dos homens, mas esperamos que seja, pelo menos, ao gosto de Deus”, assinala.

O prelado admite que esta é uma Páscoa diferente, com preocupação pela situação de pandemia, particularmente junto da população mais idosa, numa diocese com “largas dezenas de lares de idosos, estruturas sociais”, misericórdias, centros sociais e paroquiais, IPSS.

“Além de sermos uma sociedade idosa, temos estas situações que nos preocupam”, realça.

Pessoalmente, D. Antonino Dias vive dias “mais reservados”, por pertencer a um grupo de risco, por causa da sua idade, mas “unido na vivência da própria Semana Santa”.

O bispo sublinha que muitos padres têm feito um trabalho de “realçar”, motivando as pessoas à vivência deste ciclo litúrgico.

“Vamos caminhando unidos, com alegria, com esperança, embora dentro desses condicionalismos que nos afetam e afetam a todos”, aponta.

Ao longo da Semana Santa, a ECCLESIA publica mensagens em vídeo dos bispos portugueses, com a colaboração dos serviços diocesanos, a respeito da celebração da Páscoa em tempos de pandemia.

OC

A Agência Ecclesia agradece às várias dioceses o envio da gravação das mensagens pascais

Partilhar:
Share