Para ouvir esta semana…

Domingo, 29 de dezembro – No dia em que a Igreja católica assinala a celebração da Sagrada Família, a Ecclesia olha para as novas fronteiras que o inquérito para o Sínodo dos Bispos suscita. Análise do padre José Manuel Pereira de Almeida, da paróquia de Santa Isabel, em Lisboa, sobre a realidade e mudanças no acolhimento às pessoas.  

Segunda-feira, 30 de dezembro – O programa Ecclesia quer consigo assinalar os 50 anos da encíclica Pacem in Terris, escrita pelo Papa João XXIII. Recuperamos a intervenção do professor de Teologia e ecumenismo José Eduardo Borges de Pinho que olha para o contributo que as religiões e cada crente têm na construção da paz em contexto europeu.

Terça-feira, 31 de dezembro – De olhos postos no novo ano a Ecclesia lança o tema para o dia mundial da paz, escolhido pelo Papa Francisco, a Fraternidade fundamento e caminho para a paz. Diferentes religiões partilham a sua visão sobre o diálogo para juntas proporem os valores da paz.

Quarta-feira, 1 de janeiro – A democracia e os jovens uniram o filósofo Eduardo Lourenço e Guilherme d’Oliveira Martins num debate em torno do diálogo, da democracia e dos valores na construção europeia. No Dia Mundial da Paz a Ecclesia volta-se para o papel importante que os jovens têm para a reinvenção de proximidade, subsidiariedade e responsabilidade cívica.

Quinta-feira, 2 de janeiro – No programa de hoje damos-lhe eco do que de se passou na conferência «Diálogo e Democracia – Instrumentos para a Paz na Europa», promovido pela Comissão Nacional Justiça e Paz, por ocasião dos 50 anos da encíclica «Pacem in Terris», do Papa João XXIII. O ex-dirigente social-democrata José Pacheco Pereira esteve presente no encontro e fez uma análise do ponto de vista democrático e político da crise que atravessamos.

Sexta-feira, 3 de janeiro – D. Manuel Clemente presidiu a sessão de encerramento da conferência «Diálogo e Democracia – Instrumentos para a Paz na Europa», realizada por ocasião dos 50 anos da encíclica «Pacem in Terris», do Papa João XXIII. O patriarca de Lisboa evocou a importância de uma visão alargada para a compreensão dos problemas da Europa.  

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top