Para ouvir esta semana…

Domingo, 8 de dezembro – A Missão Jubilar, da diocese de Aveiro, foi uma oportunidade de unir religiosos, consagrados e leigos em projetos comuns. A Ecclesia mostra-lhe o espírito de união que se viveu neste projeto, numa conversa com o bispo da diocese, com alunos e uma docente da disciplina de EMRC.

Segunda-feira, 9 de dezembro – Com vista à preparação do Sínodo dos Bispos, a Ecclesia leva até si algumas respostas que as Igrejas locais prestam à família e em algumas situações de fronteira.

Neste programa falamos sobre a «Vinha de Raquel», uma obra de cuidado e de cura dentro da Igreja católica junto de mulheres que passaram pela situação do aborto. Conversamos com Maria José Vilaça, psicóloga e responsável pelo projeto, que nos dá conta de um caminho de reconciliação.

Terça-feira, 10 de dezembro – A Ecclesia olha para os casais que à Igreja pedem o sacramento do matrimónio e para a formação proposta em seis sessões que se quer depois, que seja estendida ao longo da sua vida familiar. Jorge e Alexandra Lopes, responsáveis pelos centros de preparação para o matrimónio, no Patriarcado de Lisboa, contam desafios neste processo.

Quarta-feira, 11 de dezembro – O programa Ecclesia conversa com Rui, cristão homossexual, sobre a experiência de um grupo de oração que quinzenalmente se reúne numa capela, acompanhados por um assistente espiritual, para rezarem a sua vontade de ser Igreja e seguir Cristo.

Quinta-feira, 12 de dezembro – A Ecclesia conversa com Mary Anne Avilez sobre métodos de regulação da natalidade propostos pela Igreja Católica. Esta enfermeira, formadora em educação sexual e planeamento familiar, lamenta o desconhecimento entre cristãos e na sociedade em geral que perpetua preconceitos em torno de um documento que Paulo VI assinou em 1968, a encíclica Humane Vitae.

Sexta-feira, 13 de dezembro – A Ecclesia vai ao encontro de Soledade Carvalho Duarte e João Virotte da Costa, responsáveis pelo grupo Reparar, na paróquia de Santa Isabel, em Lisboa, que recasados, não se cansam de procurar Deus nas suas vidas e mostrar que Deus não abandonou quem opta por um segundo casamento e procura vivê-lo dentro da Igreja.

Partilhar:
Scroll to Top