Paquistão: Presidente da Conferência Episcopal questiona inércia do Governo perante ataques contra cristãos

D. Joseph Coutts reage a recentes atentados terroristas

Lisboa, 17 mar 2015 (Ecclesia) – O presidente da Conferência Episcopal do Paquistão questionou em comunicado a inércia do governo do país asiático perante as ameaças de que as minorias religiosas têm sido alvo, culminando num duplo atentado contra igrejas cristãs, este domingo.

Em comunicado divulgado pela fundação pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), D. Joseph Coutts acusa o primeiro-ministro Nawaz Sharif e o seu executivo de deixar ignorar a determinação do Supremo Tribunal, que em 2014 exigiu um aumento de segurança em todos os locais de culto.

“Esta ordem não foi implementada”, assinala o arcebispo de Karachi.

O presidente do episcopado católico refere que o duplo atentado terrorista de domingo, que provocou mais de uma dezena de mortos e mais de 80 feridos, é mais sinal da posição de fragilidade das minorias religiosas, deixadas “indefesas” por causa da “negligência” do governo.

Os ataques decorreram na igreja católica de São João e na igreja protestante ‘Christ Church’, em Lahore, segunda maior cidade do Paquistão.

As críticas ao governo chegaram também da Comissão Justiça e Paz da Igreja Católica paquistanesa, que acusa a polícia de Lahore de estar a ver “um jogo de críquete” em vez de proteger os locais de culto a seu cargo.

Os protestos violentos na sequência dos ataques terão levado ao assassinato de duas pessoas, acusadas pela multidão de estarem envolvidas nas explosões.

O arcebispo Coutts apelou à calma, pedindo que os cristãos se manifestem “de forma pacífica”, evitando a “violência e a destruição da propriedade pública”

“A nossa solidariedade é essencial para mostrar aos terroristas que condenamos os seus métodos de violência sem sentido”, acrescentou.

Para este responsável, o Estado tem de “oferecer segurança” aos seus cidadãos, que vivem “num estado permanente de tensão e medo”.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top