Paquistão: Centenas de famílias cristãs vão receber pacote de ajuda de emergência após ataques de grupos radicais

Distribuição de primeiros socorros e reparação de danos causados em habitações entre a ajuda da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre

Foto: Fundação AIS

Lisboa, 03 out 2023 (Ecclesia) – Cerca de 470 famílias cristãs paquistanesas vão receber um pacote de ajuda de emergência da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), após terem sido vítimas de ataques por grupos radicais, em Jaranwala, Paquistão.

Em comunicado enviado hoje à Agência Ecclesia, a AIS adianta que a ajuda inclui a “distribuição de primeiros socorros e a reparação de danos causados em habitações”, bem como “a aquisição de veículos para as pessoas cujo sustento foi destruído pela violência anticristã”.

Os ataques, que remontam a 16 de agosto, contra a comunidade cristã em Jaranwala, cerca de 300 quilómetros a sul da capital Islamabad, levaram à fuga de centenas de famílias e à perda de todos os bens e meios de subsistência, tendo ainda provocado um rasto de destruição, nomeadamente em duas dezenas de igrejas e centenas de casas que foram atacadas, destruídas ou vandalizadas.

Na origem da situação está “uma falsa acusação de blasfémia”, que teve início em rumores de que um homem e o seu filho tinham desrespeitado o Alcorão, esclarece a fundação pontifícia.

Foram identificadas 464 famílias “em situação mais desesperada” pela diocese local que levou a cabo um plano para lhes fazer chegar assistência médica imediata.

“As vidas dessas pessoas estão em perigo. Afinal elas lutam para sobreviver no meio de dificuldades imensas”, referiu o bispo Faisalabad à Fundação AIS.

Vestuário, eletrodomésticos de cozinha, roupas de cama e colchões, material escolar para crianças e até mesmo veículos são os bens que mais fazem falta à população.

De acordo com o diretor de projetos da AIS, Marco Mencaglia, depois de o bispo D. Indrias Rehmat ter solicitado a assistência financeira da fundação, foi desencadeado “o financiamento de um projeto de ajuda para a comunidade cristã” e para as “464 famílias, para que possam se reerguer”.

“Estamos prontos para considerar um apoio futuro para a renovação de casas totalmente queimadas e edifícios de igrejas em Jaranwala, se necessário”, acrescentou.

LJ/OC

 

Partilhar:
Scroll to Top