Papa: Misericórdia é mais do que «filantropia», vai do «coração às mãos»

Francisco enviou mensagem video aos voluntários da organização argentina «Mãos Abertas» reunidos em encontro nacional

Cidade do Vaticano, 08 out 2016 (Ecclesia) – O Papa Francisco enviou hoje uma mensagem vídeo aos participantes do encontro nacional da organização argentina de voluntariado cristão “Mãos Abertas”, que decorre este sábado e domingo.

Na sua comunicação, publicada pelo serviço informativo da Santa Sé, o Papa argentino destaca aos conterrâneos que “misericórdia não é filantropia” mas antes “uma graça” recebida de Deus, “que deve ser pedida ao Senhor” e depois partilhada com os “outros”.

“O único caminho para senti-la é reconhecer os nossos pecados e tê-los perdoados pelo Pai. Só assim, rebaixando-nos, nós a receberemos e poderemos ser misericordiosos”, salienta Francisco.

Criada em 1922, com base na vida e obra de Santo Alberto Hurtado e Santa Madre Teresa de Calcutá, a organização “Mãos Abertas” tem como missão “servir, promover e restituir a dignidade aos mais pobres”.

Recordando dois episódios do Evangelho, a passagem do ‘Bom Samaritano’ e da ressurreição do ‘filho da viúva’, por parte de Jesus, o Papa aponta ainda que a misericórdia é diferente de pena, “é outra coisa”.

“Sentimos pena de um animal ferido ou de uma situação dolorosa; mas misericórdia é quando permitimos que uma situação de dor toque, sacuda, fira o nosso coração”, refere Francisco, acrescentado que aqui começa a “viagem de ida”, na prática da misericórdia, do “coração às mãos”.

Neste contexto, o Papa argentino termina a sua mensagem enaltecendo o trabalho dos voluntários que integram a organização “Mãos Abertas” e que todos os dias “manifestam o amor mais com gestos do que com palavras”.

JCP 

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top